Quem Somos

educas

O Grupo de Pesquisa “Educação, Cultura Escolar e Sociedade” (EDUCAS) tem como eixo de análise de suas investigações o processo escolar, considerando as dimensões da política, da cultura, da docência e da aprendizagem no contexto de suas determinações sociais e históricas.
Remonta ao final dos anos 1990 o investimento destes professores no fomento e fortalecimento da cultura de pesquisa em educação na UECE, quer desenvolvendo pesquisas na área (FARIAS, 1997; ALBUQUERQUE, 1997; BEZERRA, 1996; MAGALHÃES JUNIOR, 1995; LIMA NUNES, 1995; RAMOS, 2005), quer participando de Programas de Iniciação Científica (FARIAS, 1998 a 2007; ALBUQUERQUE, 2003 a 2007; MAGALHÃES JUNIOR, 2003 a 2007; LIMA NUNES, 2003 a 2007; RAMOS, 2007).
Atualmente os pesquisadores vinculados a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem desenvolvem investigação em rede apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES) intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”.
Além do esforço de formação em pesquisa na graduação, outro impacto do EDUCAS encontra-se no fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (Mestrado e Doutorado) a que se vinculam seus pesquisadores.
Ademais, a realização de estudos sistemáticos e aprofundados acerca da educação, especialmente da educação cearense, pretende contribuir para subsidiar o delineamento de políticas educacionais visando à melhoria da prática pedagógica escolar e a valorização da profissão professor.
Linhas de Pesquisa e Objetivos
1 – Política, Planejamento e Gestão da Educação Estuda a política e a gestão educacional a partir da reestruturação do Estado e seus desdobramentos no projeto educativo em curso, percebendo as relações/articulações entre sistema e escola.
2 – História da Educação e Cultura Escolar Investiga a história da educação no Brasil e no Ceará em sua relação com a cultura nacional, buscando compreender a constituição dos modelos educacionais implantados no país, as práticas das instituições escolares e seus sentidos histórico-culturais na construção da profissão docente.
3 – Profissão Docente, Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem Investiga as ideias, valores, crenças, saberes e práticas da escola e dos sujeitos que a integram, destacando o docente em seu desenvolvimento profissional e pessoal, bem como os processos de aprendizagem que se dão no cenário escolar sob a perspectiva sócio-histórica e cultural
Equipe de Trabalho
A equipe de pesquisadores é formada doutores,  mestrandos e bolsistas de iniciação científica (CNPq,Capes, Funcap e IC/UECE).