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A gestão e o projeto educativo da escola de Ensino Médio cearense (1995/2006)

Equipe de Trabalho:
Dra. Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque (Coordenadora)
Dra. Maria Isabel Sabino de Farias (Pesquisadora)
Ms. José Eudes Baima Bezerra  (Pesquisador)
Ms. Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (Pesquisadora)
Dra. Josete de Oliveira Castelo Branco Sales  (Colaboradora)
Dr. Francisco Carlos Araújo Albuquerque (Colaborador)
Ms. Antônia Rozimar Machado e Rocha (Colaboradora)
RESUMO
O estudo pretende investigar a gestão e o projeto educativo da escola de ensino médio no Ceará, mediante políticas e práticas implementadas no período 1995-2006. O projeto educativo em curso mantém a histórica, contraditória e estreita relação do ensino médio com o mundo produtivo, por meio do discurso difundido e aceito de que a escola precisa viabilizar a formação do jovem, com base nas competências que garantam interação com as mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais da contemporaneidade. A escolha do universo e do período corresponde à consolidação do projeto político de jovens empresários que, ao assumirem o governo em 1988, apontam a educação como prioridade e definem metas para a modernização do Ceará, nos 20 anos subseqüentes. Assim, temos como objetivo examinar as políticas e as práticas da gestão da escola, identificando os pressupostos teórico-metodológicos que os subsidiam; analisar o projeto educativo da escola, a partir dos instrumentos de planejamento e da prática da gestão e explicitar as relações entre agendas educativas mundiais e locais e o projeto educativo da escola de ensino médio. O construto teórico-metodológico fundamenta-se na teoria crítica. Este estudo, de natureza qualitativa, aborda a realidade educacional pela pesquisa empírica, recorrendo ao estudo bibliográfico e a análise documental. Toma como aporte teórico, autores como Adorno (2003), Zibas (2004), Mendes (2000), Saviani (1997), Krawczyk (2004), Freitag (2004), Cabral Neto (2004), entre outros.  A pesquisa, do tipo estudo de caso, toma como instância singular três escolas públicas estaduais situadas na região metropolitana de Fortaleza que atendem apenas ao ensino médio. Os dados serão coletados através de observações da prática da gestão nas unidades escolares e entrevistas semi-estruturadas. Consideramos, portanto, fundamental a análise conjunta das questões sobre a gestão da escola de ensino médio, pois esta permitirá perceber a articulação institucional tecida pelo projeto político em curso, tendo, no projeto educativo, a referência para análise da matriz política e sua repercussão na sociedade.

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