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A RETÓRICA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: Estudo de Caso das Eleições para Diretores e a Estruturação dos Conselhos Escolares no Ceará das Mudanças

Dissertação apresentada como requisito para obtenção do título de Mestre de Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
Resumo

Esta pesquisa se resume numa tentativa de sistematização do projeto de Gestão Colegiada implementado pelo Governo Das Mudanças nas gestões consecutivas de Tasso Jereissati (1995/2001) pelo Partido Social Democrata Brasileiro no Estado do Ceará. Atendendo as políticas educacionais nacionais, bem como aos anseios dos trabalhadores em educação, o Governo do Estado dentro do projeto Todos por uma Educação de Qualidade para Todos instituiu a Gestão Democrática da Educação Básica e para tanto determinou algumas ações concretas e viáveis. Entre elas estão as eleições para diretores das escolas públicas estaduais e a estruturação dos Conselhos Escolares. Esta análise do discurso parte da (re)interpretação dos documentos legais, bem como dos impressos que legitimam este processo perante a comunidade escolar e a sociedade, e toma as falas dos entrevistados, os artigos de jornais locais, bem como outros estudos na área como elementos complementares na discussão. Mesmo cientes de que a legislação por si só não representa a mudança, mas também considerando que a participação pode ser fomentada pelas organizações sociais, assim como pelo próprio Estado e até mesmo como uma obrigação do Estado que se pretende democrático, desenvolvemos esta pesquisa com o intuito de identificar, os avanços e as lacunas neste projeto.

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