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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – INOVAÇÃO E DESAFIOS EM PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES DE FUTSAL: UM ESTUDO COMPARATIVO

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Educação. Área de Concentração: Formação de professores
Orientadora: Profª. Dr.ª Silvina Pimentel Silva

RESUMO:
Esta investigação sobre? Educação Física escolar – inovação e desafios em projetos e práticas pedagógicas de atividades de futsal é um estudo do tipo comparativo, traz como objetivo maior: Analisar as inovações e os desafios nas propostas e práticas pedagógicas de futsal na Educação Física Escolar de escolas de Ensino Fundamental da rede privada de Fortaleza nos anos de 2009 e 2016. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória que utiliza uma abordagem quantitativa, com o propósito de fazer uma análise comparativa. Como estudo comparativo foi utilizado o mesmo lócus de investigação (seis escolas particulares pertencentes à Secretaria Executiva Regional II e professores da área de EF e Futsal destas escolas (33 ao todo). Os critérios de inclusão das Escolas – foi possuir um número igual ou superior a 1.000 alunos matriculados; e ensinarem EF/Futsal. Os critérios de inclusão de professores foram: ensinar EF e Futsal e aceitarem participar do estudo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado em dois meses. Para o processamento das informações estatísticos foi utilizado o programa SPSS220 for Windows 7. Os resultados obtidos permitam as seguintes conclusões: sobre o Projeto Pedagógico das escolas não houve em seu texto inovações e mudanças. Quanto a Proposta pedagógica os seis Coordenadores nos dois estudos– afirmam sua existência na escola. Os exemplos de repasse ocorre no plano anual e nas reuniões de professores. Por parte dos 33 professores pesquisados (estudo de 2016) constata-se que 31 (93,94%) deles, fazem uso da proposta pedagógica. Ela é indicada relacionada as bases, objetivos e desenvolvimento Nos dois estudos as bases teve a predominância. Constata-se que nesse espaço de sete anos (2009-2016) os professores ainda têm um entendimento diversificado e limitado do que seja proposta pedagógica. Com relação às escolas (recursos ambientais, materiais e humanos) – constata-se: que ocorreram mudanças, mas, em um sentido negativo desse termo. Houve redução total dos incentivos Constata-se com relação ao perfil, a formação, e experiência de ensino dos professores em comparação com 2009, mudanças pontuais que indica em 2016 – um grupo mais jovem, predominantemente masculino, com pouco tempo de formação, menos experiência, e assumindo a docência somente após conclusão do curso de graduação. Com relação às inovações pedagógicas expressas nas metodologias/métodos de ensino, constata-se que o método global, continua sendo o mais citado nos dois estudos. E as indicações encontra-se em fatores externos ao professor. A mudança observada nesse período de sete anos se relaciona a introdução das novas tecnologias. Quanto aos elementos que dificultam este ensino em 2016 e 2009 foram relacionados ao aluno, seguida das dificuldades
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atribuídas ao Professor/ensino. Quadro que evidencia movimentos de mudanças importantes e até inovadoras quando o professor manifesta a necessidade de tempo (carga horaria) não só para o estudo, mas para realização de pesquisa. A investigação conseguiu relacionar os dados do estudo de 2009 e 2016 – evidenciando as inovações e mudanças pedagógicas identificadas nas atividades educativas de Educação Física ocorrida nas seis escolas pesquisadas.
Palavras-chave: Educação Física Escolar e Futsal. Inovação e mudanças na Educação Física. Ensino da Educação Física e do Futsal.

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