Breaking News

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES: SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CESC/UEMA PARA USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito para obtenção do título de mestre em Educação.
Área de Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Profa. Drª. Silvina Pimentel Silva.

RESUMO:
Este estudo discute sobre o processo de construção de saberes docentes, indagando a natureza destes a partir da interlocução com seus pares, em relação ao que influenciam para o uso adequado da informática em sala de aula. A ideia central é compreender sobre os saberes profissionais adquiridos no processo formativo pelos egressos do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA para a utilização dos recursos da informática no exercício da docência. Isso significa analisar as contribuições dos saberes produzidos na formação inicial e continuada quanto à utilização das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) no exercício da docência dos egressos do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA. É uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a estratégia do estudo de caso, focalizando a formação de professores pedagogos no espaço da Universidade. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Teve como sujeitos os professores de Didática do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), egressos do Curso de Pedagogia e Multiplicador do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE). Os autores que sustentam o aporte teórico dessa pesquisa são Freire, Lévy, Fuller, Tardif, Gauthier, Pimenta, Valente, André e outros. Esses são alguns dos aspectos básicos que precisam ser considerados no processo de qualificação dos sujeitos e, em destaque, daqueles que são profissionais da educação, responsáveis pela retroalimentação do processo de mudanças. Em nossos achados constatamos que as TICs ainda não se encontram incorporadas à prática docente, fato que se agrava, ainda, em virtude da falta de manutenção dos equipamentos por parte do poder público. Apesar da ausência das TICs durante a formação inicial, os sujeitos demonstraram conhecimentos sobre a importância da utilização desse recurso tecnológico.
Palavras chave: Tecnologia; Ensinar; Ambiente de aprendizagem; Saberes.

About Educas UECE

Check Also

O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID: O QUE PENSA, FAZ E APRENDE SOBRE A PROFISSÃO?

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação …