Breaking News

NARRATIVAS DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ESTUDO NO CONTEXTO DO PIBID

Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Educação. Área de Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Isabel Sabino de Farias.
Coorientador: Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino.

RESUMO:
O tema do desenvolvimento profissional docente ganhou visibilidade recentemente na pesquisa educacional brasileira. Tornou-se importante e polissêmico na literatura especializada. Em 2007, professores da Educação Básica foram chamados a colaborar com a formação inicial de licenciandos por meio do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), atuando como supervisores de suas ações na escola pública. A partir desta colaboração, estudos (DEB/CAPES, 2013; FCC, 2014) passaram a propagar a informação de que este programa também mobilizava o desenvolvimento profissional destes professores supervisores, mediante a realização de formação continuada e interação com a comunidade universitária. Diante desta realidade questionamos: Como ocorre a prática pedagógica destes profissionais do ensino no contexto da sala de aula? Como incide nestes docentes a identificação e a compreensão de si mesmos como profissionais do ensino? Como o desenvolvimento teórico foi mobilizado? E em como este desenvolvimento se refletiu na prática? O estudo teve como objetivo compreender em como a inserção no Pibid UECE movimenta o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que atuam como supervisores. A pesquisa realizada ancorou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa (LAVILLE; DIONE, 1999; SEVERINO, 2007) e no paradigma críticoreflexivo (NÓVOA, 1992; 2002; FARIAS, 2002; 2006). Quanto ao método de investigação, foi empregada a História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2014; SANTHIAGO; MAGALHÃES, 2015), aplicação dos procedimentos da entrevista narrativa (BERTAUX, 2010; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2010), análise de documentos e bibliografia educacional (MENDES; FARIAS; NÓBREGA-THERRIEN, 2011) e uso do diário de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLIVEIRA, 2014). A análise dos dados da pesquisa apoiou-se no recurso da hermenêutica (MINAYO, 2014). Participaram do estudo quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Fortaleza. Na conclusão, respondendo à questão norteadora da pesquisa, os achados apontam para a implicação das professoras com o que estavam realizando enquanto profissionais do ensino, para os desejos candentes de atingir os objetivos propostos a si mesmas, mais do que o comprometimento com as instituições de ensino – escola e universidade; presentes também a ambição de progredir na compreensão dos saberes da profissão docente por meio da pesquisa de suas práticas, como pretendia o projeto institucional para alimentação do sonho de que é possível melhorar na profissão. Cada professora se
10
desenvolveu a seu modo, dentro dos recursos e do tempo disponíveis. Inferimos, para finalizar, que, no contexto do Pibid, geralmente, os professores e professoras que se inserem no Programa assim o fazem por que possuem um projeto de vida que inclui melhorias na carreira profissional. Não é o Pibid que, ao oportunizar a formação continuada, desenvolve os professores. Diferentemente, são os professores que, enxergando uma oportunidade no contexto do Pibid, mobilizam-se e movimentam seu potencial, tendo em vista dar passos adiante na conquista do seu desenvolvimento e na ascensão do seu status social como professores.
Palavras – chave: Desenvolvimento profissional docente. Pibid. Professores da Educação Básica.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …