A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UECE e integrande do grupo Educas, Maria Mikaele da Silva Cavalcante, obteve o aceite da resenha do livro “Pesquisa em Rede – diálogos de formação em contexto coletivos de conhecimento”. O mesmo é de autoria de Isabel Maria Sabino de Farias, …
fevereiro, 2020
-
8 fevereiro
V SEMINÁRIO FORTEC
Nos dias 28 a 30 de abril estará acontecendo o V Seminário da ForTec – Tecnologias, metodologias ativas e Ead: Inovação na Educação? É um evento científico promovido pelo Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), vinculado à Linha de Pesquisa 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos …
janeiro, 2020
-
17 janeiro
Segunda visita a SME
Na última quinta-feira, dia 16 de Janeiro, os integrantes do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) se reuniu pela segunda vez com a Secretaria Municipal da Educação (SME) para mais uma conversa sobre a pesquisa em andamento intitulada “Pesquisa COM Professores Iniciantes: um estudo sobre indução profissional”. …
novembro, 2019
-
25 novembro
Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional
O estudo investigará como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa contribui para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, será conduzido na perspectiva da pesquisa-formação …
-
19 novembro
Encontro sobre Pesquisa (Auto)biográfica com a Profª Dra. Ercília Braga
Na tarde do dia 18 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional” se reuniram para mais um encontro. Na ocasião contamos com a presença da Dra. Ercília Braga que é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (mestrado …
-
19 novembro
Encontro sobre Pesquisa Narrativa com a Prof ª Dra. Lia Fialho
Na tarde do dia 07 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional” se reuniram para mais um encontro de aprendizado. Na ocasião contamos com a presença da Dra. Lia Fialho que atualmente é professora adjunta do Centro de Educação da UECE e professora …
-
7 novembro
Desenvolver Professores: estudo sobre políticas e práticas de indução com docentes iniciantes na profissão.
Este projeto é apoiado pelo CNPq e FUNCAP. A iniciativa parte da ausência de preocupação com os professores iniciantes, delineiando os seguintes questionamentos: Quais os indicativos das políticas e práticas de indução do professor iniciante implementadas no cenário internacional, em particular, latino-americano? Que experiências vêm sendo promovidas no contexto brasileiro …
-
6 novembro
|| EVENTO || A Base Nacional da Formação Inicial e Continuada de Professores. Conhecer para Resistir!
O Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou o texto referência das “Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica”. O documento, elaborado pela Comissão Bicameral de Formação Inicial e Continuada de Professores, contém a proposta de Reformulação da Resolução CNE/CP …