Notícias

A Cultura Docente Face à Formação para a Pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária

Equipe de Trabalho:   Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (Coordenadora) Ph.D. Jacques Therrien Dra. Silvia Maria Nóbrega-Therrien Dra. Marcília Chagas Barreto Ms. Silvina Pimentel Silva Ms. Maria do Socorro Lima Marques França Lidiane Rodrigues Campelo da Silva (Colaboradora) Ana de Senna Tavares Bezerra (Colaboradora) Maria Hermicélia Coelho de Oliveira …

Veja Mais

A RETÓRICA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: Estudo de Caso das Eleições para Diretores e a Estruturação dos Conselhos Escolares no Ceará das Mudanças

Dissertação apresentada como requisito para obtenção do título de Mestre de Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Resumo Esta pesquisa se resume numa tentativa de sistematização do projeto de Gestão Colegiada implementado pelo Governo Das Mudanças nas gestões consecutivas de Tasso Jereissati (1995/2001) pelo Partido Social Democrata Brasileiro no Estado do Ceará. …

Veja Mais

Organização Mundial e Educação: reformas e políticas mineralizando as escolas e seus reflexos no trabalho docente

Jeannette F. P. Ramos Maria Gláucia M. T. Albuquerque Resumo Este artigo tem como objeto deste estudo as repercussões das políticas e reformas educativas planetrizadas no trabalho docente e na escola, através da organização escolar e do trabalho. Refletir sobre o modo como as escolas estão organizadas é fundamental, pois …

Veja Mais

Economia Solidária e Feminista: reflexões em torno da autonomia econômica das mulheres

Cleudes Pessoa Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Socorro Letícia Fernandes Peixoto Resumo Historicamente, as mulheres têm sido as principais responsáveis pelo trabalho doméstico, sendo os homens considerados os provedores da família. A inserção das mulheres no mercado de trabalho ocorreu em condições desiguais. Nessa conjuntura questiona-se: é possível a autonomia econômica …

Veja Mais

Projeto educativo e projeto político-pedagógico da escola de ensino médio: tradições e contradições na gestão e formação para o trabalho

Tese de Doutoramento em Educação Brasileira – UFC A educação brasileira, permeada pela lógica da submissão do projeto educativo dos jesuítas, das influências francesas, inglesas e dos Estados Unidos da América, passa a ser considerada como problema nacional com a Proclamação da República em 1890. As tentativas de regulamentação e …

Veja Mais