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Relação teoria e prática na formação para a pesquisa na área de ciências humanas: uma análise de sua interação ao exercício docente

 
Por: Andréa Costa da Silva, Walquiria Freire Carvalho, Fabiana Mendonça Lima.

Resumo: A investigação “Relação teoria e prática na formação para a pesquisa na área de ciências humanas: uma análise documental e sua interação ao exercício docente” apresenta estudo sobre a formação do graduando nos cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, onde partindo da análise dos documentos nacionais (DCN’s) que orientam o planejamento curricular dos sistemas de ensino superior, bem como das propostas pedagógicas destes. Objetiva-se identificar elementos convergentes e/ou divergentes que apontem para ensino e pesquisa nesta instituição. Para a realização deste estudo utilizou-se de consulta documental embasada nos aportes legais, além de atuação em campo por meio da aplicação de um questionário para identificar o envolvimento dos professores com a pesquisa, seja participando de grupo de pesquisa e/ou ministrando disciplinas nessa área. Dos resultados alcançados entende-se que a Universidade Estadual do Ceará tem buscado promover uma aproximação entre a sua proposta de formação e documentos que regem o ensino superior.A investigação “Relação teoria e prática na formação para a pesquisa na área de ciências humanas: uma análise documental e sua interação ao exercício docente” apresenta estudo sobre a formação do graduando nos cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, onde partindo da análise dos documentos nacionais (DCN’s) que orientam o planejamento curricular dos sistemas de ensino superior, bem como das propostas pedagógicas destes. Objetiva-se identificar elementos convergentes e/ou divergentes que apontem para ensino e pesquisa nesta instituição. Para a realização deste estudo utilizou-se de consulta documental embasada nos aportes legais, além de atuação em campo por meio da aplicação de um questionário para identificar o envolvimento dos professores com a pesquisa, seja participando de grupo de pesquisa e/ou ministrando disciplinas nessa área. Dos resultados alcançados entende-se que a Universidade Estadual do Ceará tem buscado promover uma aproximação entre a sua proposta de formação e documentos que regem o ensino superior.

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