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Ruralismo e Práticas Cotidianas na Primeira Escola Normal Rural do Brasil: A Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte – Ce (1934 – 1946)

Equipe de Trabalho:
Dr. Antonio Germano Magalhães Junior (Coordenador)
Sarah Bezerra Luna Varela (Bolsista FUNCAP)
Resumo
Historicamente o processo de profissionalização docente registra um percurso marcado por contradições e ambigüidades. O que iniciou com a definição de regras para seleção e nomeação de professores, prosseguiu com o estabelecimento de mecanismos de controle para o exercício da atividade docente e o desenvolvimento de técnicas e instrumentos pedagógicos próprios à profissão, teve ápice com a criação de instituições de formação específica para o professor. O município cearense de Juazeiro do Norte, também conhecido pelo nome de “Juazeiro do Padre Cícero”, ficou registrada nos documentos historiográficos como local da instalação da primeira escola normal rural do Brasil: a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, criada em 1934. O estudo pretende historiar o surgimento dessa instituição, buscando compreender os o cotidiano das práticas ruralistas, bem como sua contribuição na construção de uma cultura profissional em relação à atividade docente. A intenção é constituir uma narrativa da trama dos acontecimentos que marcaram sua criação a partir do cotidiano das pessoas que participaram desse processo. As relações que antecederam e levaram a implantação dessa instituição de formação, seu funcionamento e personagens são alguns fatores que provocam a investigação. A implantação da “Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte” constitui fato histórico recente. Vários educadores e alunos que vivenciaram e acompanharam sua emergência no cenário local ainda estão vivos. Conhecer a experiência de educadores locais, registrando os ‘tons’ que as diretrizes educacionais desse momento histórico assumiu no ‘fazer pedagógico’ desses profissionais pode oferecer elementos importantes para a compreensão tanto do percurso de construção da profissão docente no Ceará quanto do papel desses sujeitos nos contornos do projeto educacional do período. É nessa perspectiva que se inscreve a proposta ora apresentada.

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