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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA PEDAGOGIA DO CECITEC: CAMINHOS DA PROFISSÃO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso de Mestrado, da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Área de concentração: Formação de professores.
Orientadora: Prof

RESUMO:
O presente estudo trata de uma investigação sobre o egresso da Pedagogia, o qual procura apreender os sentidos e significações que esse profissional identifica como elementos de sua formação inicial intervenientes em seu desenvolvimento profissional. Assumo como objeto de análise a repercussão da formação inicial no desenvolvimento profissional. Nesta incursão, elejo como categorias centrais as noções de: formação inicial e desenvolvimento profissional em torno das quais realizo todo o percurso na perspectiva de desvendar as interfaces e os nexos que se tecem no campo do desenvolvimento profissional. Neste sentido, o problema da pesquisa está assim formulado: quais as repercussões da formação inicial no desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia? No intuito de responder a esse questionamento, defini como objetivo geral compreender as repercussões da formação inicial no desenvolvimento profissional. Em decorrência dessa intencionalidade, seus objetivos específicos foram assim formulados: Discutir mudanças na trajetória profissional do egresso do curso de Pedagogia, considerando a formação inicial; Identificar conhecimentos constituídos na formação inicial mobilizados pelos egressos da Pedagogia em sua prática profissional, sobretudo para superação das dificuldades enfrentadas; Conhecer as expectativas profissionais dos egressos de Pedagogia, em particular no que se refere à docência; Refletir sobre a importância da formação inicial no desenvolvimento profissional docente. Estes propósitos nortearam a realização do estudo, que partiu da hipótese de que os modos de ser educador, seja em espaços escolares ou não-escolares, não são fixos e imutáveis, e que a formação inicial tem repercussões diversas no exercício da profissão e por isso sua atuação se modifica ou se adéqua, dependendo do contexto em que se insere. Em termos metodológicos, realizei uma investigação qualitativa, precisamente um estudo de caso com narrativas sobre história de vida, a qual se apoia nos estudos de Nóvoa (1992, 1995), Oliveira-Formosinho (2009), Bolívar (2002) Josso (2007) Imbérnon (2002, 2011), entre outros. A coleta das narrativas foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com roteiro previamente elaborado, contendo pautas definidas com base nas categorias em estudo. As análises envidadas (empírica e teórica) evidenciam que o educador faz parte de um processo dinâmico e complexo, implicando contínua (re) construção dos saberes profissionais. A pesquisa sinaliza ainda que a formação inicial repercute no desenvolvimento profissional segundo um conjunto de elementos com características próprias, em espaços e tempos diferenciados. Os dados, resultantes das narrativas, esclarecem também que a formação inicial constitui poderosa conexão com o desenvolvimento profissional, representando um contexto favorável ao mesmo, pois ajudou a problematizar e refletir sua prática docente e ampliar suas possibilidades de atuação na docência.
Palavras chave: Formação inicial; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogo.

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