Breaking News

EDUCAS PROMOVE PESQUISA A RESPEITO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CENÁRIO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

O EDUCAS se encontra no ano II da PESQUISA GERAL – APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CENÁRIO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIORcujo subprojeto 1 é: APRENDER A ENSINAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES.

 

Segue o resumo desse subprojeto!

O Subprojeto “Aprender a ensinar na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes” é um desdobramento de investigação maior acerca da aprendizagem da docência na Educação Superior em contexto de inclusão, iniciativa apoiada pelo edital CNPq nº 09/2020 – Bolsa de Produtividade de Pesquisa. Este subprojeto assume como objetivo compreender o processo de aprender a ensinar no decorrer dos primeiros anos da docência universitária em cenário de inclusão de estudantes com deficiência física, visual e auditiva. O problema central da investigação está assim formulado: como professores iniciantes na Educação Superior constituem os conhecimentos profissionais que fundamentam sua profissionalidade em cenário de inclusão de pessoas com deficiência? Essa inquietação atravessa as tensões entre a ausência de formação para a docência, a inclusão e a constituição da profissionalidade nos primeiros anos de exercício profissional na Educação Superior. O desenho metodológico dessa proposta, com apoio teórico nos estudos sobre aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional docente, encontra suporte nos princípios epistemológicos da abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa empírica, apoiada em diversos procedimentos de produção de dados: questionário, entrevista, roda de conversa, observação do contexto, exame de documentos e revisão da literatura. Ao assumir como campo empírico a Educação Superior no Ceará, a pesquisa envolverá 36 professores iniciantes (com até 7 anos de exercício profissional), em efetivo exercício na docência, no período de 2016 a 2022, em seis universidades públicas: UFC, UNILAB, UFCA, UECE, URCA e UVA. Os resultados do estudo pretendem implicar o aporte e a disseminação científica de conhecimento sobre a aprendizagem da docência nos primeiros anos do exercício profissional na Educação Superior, bem como em subsídios que apoiem a ampliação do acesso e da mobilidade no quadro da multicampia da UECE e a realização de projeto de extensão destinado à popularização dos valores e práticas inclusivas nas universidades públicas cearense e em seu entorno.

Palavras-chave: Aprendizagem da docência. Inclusão. Educação Superior. Professores iniciantes. Profissionalidade docente.

About educas

Check Also

Encontro sobre Pesquisa Narrativa com a Prof ª Dra. Lia Fialho

Na tarde do dia 07 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um …