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O QUE SABEM SOBRE PESQUISA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em educação, do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de mestre. Área de concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Profª. Drª. Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO
Este estudo, intitulado ‘O que sabem sobre pesquisa professores dos Anos Iniciais do ensino Fundamental?’ desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará, apresenta como objetivo central investigar os saberes em pesquisa constituídos e mobilizados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes. O problema de pesquisa está configurado na seguinte indagação: o que sabem sobre pesquisa os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública de ensino? Trata-se de uma investigação fundamentada numa abordagem qualitativa de pesquisa com suporte metodológico na etnometodologia, desenvolvida em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza com a participação de quatro professoras atuantes em turmas dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. A coleta de dados teve início na Secretaria Municipal de Educação com o levantamento das escolas que atendem aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando a seleção de duas, dentro dos critérios estabelecidos, para serem o lócus da investigação. Em seguida realizamos entrevistas semiestruturada e observações não participantes, ambas realizadas no ambiente de atuação das professoras colaboradoras. A entrevista antecedeu observação e teve como objetivo conhecer as concepções e saberes das professoras sobre pesquisa. As observações das aulas visaram caracterizar como os saberes constituídos como pesquisa pelas professoras eram mobilizados em sua prática profissional, enquanto a observação do ambiente escolar buscou conhecer os espaços e as condições de trabalho oferecidas a elas. A análise mostrou que as professoras compreendem pesquisa com uma acepção acadêmica, como algo destinado para a universidade, para professores universitários, sendo este um legado da formação profissional que obtiveram. Os relatos evidenciaram que as professoras detém saberes diversos sobre pesquisa, tais como: domínios conceituais e práticos relacionados aos fundamentos da pesquisa científica, à habilidades de leitura de textos científicos, de elaboração de projeto de pesquisa e de referências bibliográficas. Porém, as observações mostraram que a mobilização de tais saberes ainda é algo distante de suas práticas. Alguns ensaios nesse sentido foram presenciados, contudo mostraram-se como atividades esporádicas, sem intenção de promover uma prática orientada para o desenvolvimento da postura investigativa os alunos. A falta de uma formação continuada que ajude as professoras a perceberem a pesquisa como algo possível de fazer parte de sua prática pedagógica, bem como a desvalorização da profissão docente, os baixos salários e uma carga horária excessiva de trabalho, são aspectos que precisam ser considerados caso se deseje, de fato, uma atuação docente diferenciada nas escolas.
Palavras chave: Saberes em pesquisa. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação docente.

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