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Pesquisa Aprendizagem da docência no início da profissão na Educação Superior, em contexto de inclusão – RESUMO

RESUMO
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Aprendizagem da docência no início da profissão na Educação Superior, em contexto de inclusão. Resumo do Relatório Técnico Final de Pesquisa. Fortaleza: FUNCAP; UECE/Educas, 2024, 119p.

Este documento apresenta Relatório Técnico Executivo da pesquisa “Aprendizagem da Docência no início da profissão na Educação Superior, em contexto de inclusão”, relativo à concessão de auxílio do Edital FUNCAP nº 07/2021 – Apoio a Projetos de Grupos de Pesquisa.  O objeto de estudo está expresso na pergunta: como professores iniciantes na Educação Superior constituem os conhecimentos profissionais que fundamentam sua profissionalidade em cenário de inclusão de pessoas com deficiência? Em vista desta preocupação, assumiu como objetivo compreender o processo de aprender a ensinar no decorrer dos primeiros anos da docência universitária em cenário de inclusão de estudantes com deficiência. O quadro teórico da pesquisa é sustentado pelos estudos sobre docência na Educação Superior, inserção profissional e aprendizagem da docência. Com suporte nos princípios epistemológicos da abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, apoiada na revisão da literatura, exame de documentos, questionário e entrevista como procedimentos de produção de dados, analisados com apoio na categorização temática qualitativa. Foram realizadas 21 entrevistas com professores iniciantes na docência na Educação Superior cearense (com até 7 anos de experiência), ou seja, vinculados a uma das três universidades públicas estaduais – UECE, URCA e UVA. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas, constituindo-se no principal contributo do estudo. A análise realizada evidenciou que o perfil experiencial e de formação dos professores iniciantes na Educação Superior cearense, insertos no magistério público nos últimos dez anos (2015 a 2024), se caracteriza por adultos jovens e com experiências anteriores na docência, sobretudo na Educação Básica. Dos 21 participantes, apenas uma nunca havia lecionado antes e está vivendo suas primeiras experiências na docência; os demais vivenciam uma nova inserção, são ingressantes, ainda que possuam até 7 anos de experiência. Possuem, com algumas exceções (4), conhecimento superficial acerca da inclusão, além de pouco ou nenhum contato com estudantes com deficiência na universidade. Aqueles com mais familiaridade e conhecimento sobre o assunto, o associam a experiências na Educação Básica ou a outras motivações pessoais para terem adquirido tais conhecimentos. Todos se ressentem da solidão vivida na entrada na docência na universidade, do abandono e da falta de apoio, sobretudo dos pares mais experientes, para se desenvolverem. Mostram-se comprometidos com sua função político-pedagógica enquanto formadores e se manifestaram dispostos a se desenvolverem nos próximos anos de sua vida profissional. Ao lado da disseminação científica do tema da docência universitária e da inserção nesse contexto, que requer políticas específicas em vista de seu caráter decisivo para o aprender a ensinar nos primeiros anos do exercício profissional na Educação Superior, sobretudo em cenário de crescente inclusão, destacam-se como resultados formais alcançados: a) progressão na concessão da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq da categoria Nível 2 para a categoria 1D da beneficiária do apoio concedido pela FUNCAP; b) conclusão de 5 orientações de doutorado, 5 de mestrado, 6 de iniciação científica e 2 graduação, além de 2 supervisões pós-doutoral e de 2 licenças de capacitação docente; c) publicação do livro integral Aprender a ensinar pelos caminhos da narrativa (2021, coautoria), pela EdUECE; e organização da coletânea Pesquisa Científica para Iniciantes: retomando o debate (2021, coautoria); d) realização de duas visitas técnicas internacionais ao Chile e Uruguai com doutorandos e mestrandos sob minha orientação; e) desenvolvimento do Projeto de Extensão Adote um Pesquisador Iniciante (PAPI), ação de inovação no ensino superior e na aprendizagem da docência via mentoria, articulando graduação e pós-graduação, destinada a iniciação à pesquisa na formação inicial de professores; f) publicação de 13 artigos (Qualis A), 2 livros e  6 capítulos, todos relacionados com a pesquisa.

 

Palavras-chave: aprendizagem da docência; inclusão na Educação Superior; professores
iniciantes; conhecimento profissional; profissionalidade docente.

Acesse aqui o Relatório Executivo final da pesquisa:

Relatório Executivo FUNCAP

 

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