Breaking News

QUEM SOMOS: sobre o grupo de pesquisa.

O grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas) nasceu do interesse de quatro professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em desenvolver a cultura de pesquisa em Educação na instituição: Dra. Isabel Sabino (Líder), Dra. Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque (in memorian), Dr. José Eudes Baima Bezerra, Dra. Ana Ignez Belém Lima e Dr. Germano Magalhães.

O EDUCAS começou a ser gestado em meados de 2005, mas somente no ano seguinte, em 15 de dezembro de 2006, teve a sua certificação no diretório do CNPq, data que marca o seu nascimento institucional. Nesse início, o grupo tinha como escopo de estudo três linhas de pesquisa:

a) Formação Docente, Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem;

b) Política, Planejamento e Gestão da Educação;

c) História da Educação e Cultura Escolar.

O EDUCAS é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UECE. Atualmente o grupo se debruça aos estudos voltados para a formação de professores, no que se refere às suas concepções, práticas e políticas. Ao longo desses 15 anos, sob a liderança e coordenação da Profa. Isabel Sabino, muitas histórias passaram pelo Educas, que se expandiu e hoje congrega docentes universitários da UECE e de outras instituições, professores da Educação Básica – rede municipal, estadual e federal, assim como doutorandos, mestrandos e licenciandos.

Este é o blog do grupo de pesquisa EDUCAS, que tem como objetivo disponibilizar dados e resultados de pesquisa, publicizar a participação em eventos e outras atividades de pesquisa e divulgação científica, além de registrar o cotidiano de seus integrantes no âmbito do grupo.

A trajetória dessa equipe está registrada no artigo “Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas”, que pode ser acessado através do link: (https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.180 ).

Por meio de uma cultura de colaboração, o EDUCAS busca romper com práticas individualistas e construir de pesquisa em educação com compromisso ético, político e social.

About educas

Check Also

Estudantes

Mariza da Costa Pereira Katarine Nonato Silva dos Santos Graduação Marcos James Chaves Bessa Mayara …