Breaking News

PROFESSORES BACHARÉIS DA SAÚDE: TRAJETÓRIAS DE PROFISSIONALIDADES DOCENTES

Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de doutor em Educação. Área de Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Profa. Drª. Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
A crescente inserção de profissionais da saúde na área de ensino e as novas demandas de qualificação profissional requerem análises acerca da formação docente no campo pedagógico. Por meio deste estudo, buscou-se analisar a trajetória de profissionalidades de bacharéis da saúde que exercem a docência em um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de uma universidade baiana, mediante a incorporação de um habitus docente. Valendo-se da metodologia qualitativa de caráter descritivo, procedeu-se à pesquisa narrativa com a realização de entrevistas semiestruturadas ancoradas em casos de ensino. O grupo pesquisado é composto por professores bacháreis da saúde, contando mais de cinco anos de experiência com a docência no referido Programa, os quais mantêm vínculos de permanência. O exame dos dados produzidos apoiou-se na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2016). O aporte teórico baseia-se nas formulações de Pierre Bourdieu (1989), que estabelece uma teoria explicativa sobre a incorporação e reprodução das relações sociais e de produção cultural nas atividades humanas, influenciando seu modo de pensar, agir e sentir, mediante o conceito de Habitus e Campo Social. Delineamos, também, as concepções de Contreras (2011), Larrosa (2002) e de Thompson (1992) sobre a experiência vivida como produção prenhe de significado e de sentidos que constituem a prática humana e profissional. Esse par dialético, Habitus e Experiência, produz importantes elementos constituintes da prática professoral manifestados na formulação dos saberes e práticas da docência como práxis pedagógica. Destacamos as contribuições de Ramalho; Nuñez; Gauthier (2003), Soares (2009), Pimenta (2012), entre outros, buscando compreender como os professores constituem sua profissionalidade e estabelecem suas trajetórias na docência. Os resultados revelaram que os professores desenvolvem, em geral, boas práticas e recorrem a metodologias ativas que incentivem o protagonismo dos estudantes e a aprendizagem significativa, contextualizada e partilhada em situação de trabalho colaborativo. Demonstram afetividade e paixão pelo ato de ensinar e preocupação com a atual realidade do Ensino Superior, o qual vive sob a égide da produtividade, da competição, de individualidades e pressões por melhoria de resultados. A efetivação da prática docente é permeada pela corporificação dos pressupostos teóricos vividos na experienciação, no acúmulo de variados capitais (cultural, científico e profissional) e nas manifestações de valores e apreensões incorporadas no decurso da carreira profissional, pessoal e acadêmica. O habitus profissional está relacionado às experiências vivenciadas no ensino de graduação e pós-graduação, como monitorias, estágios, residências médicas, referência de ?bons? professores, reuniões, iniciação científica, trabalhos humanitários, cursos
e eventos científicos, que constituíram o espaço e o desenvolvimento de um capital necessário ao exercício docente. Conclui-se que oportunidades de formação desses formadores e possíveis intervenções pedagógicas precisam considerar a incorporação do habitus, valorizando a experiência e os espaços onde se engendram as práticas, oferecendo possibilidades de partilha, encontros de colaboração, socialização das vivências de sala de aula, acompanhamento e assessoria com profissionais especializados, programas de investimentos e de valorização das práticas de ensino.
Palavras-chave: Docência Universitária. Profissionalidade. Habitus. Professor Bacharel

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …