Breaking News

EGRESSOS DO PIBIB/UECE DOS SUBPROJETOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA E QUÍMICA: ONDE ATUAM E O QUE PENSAM SOBRE A PERMANÊNCIA NA DOCÊNCIA?

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Educação. Área de concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
Este trabalho teve como objetivo compreender a perspectiva de egressos do PIBID/UECE da área de Ciências da Natureza (Ciências Biológicas, Física e Química) sobre a contribuição da participação no Programa para sua atuação como professor, em particular para a sua inserção na docência e a intenção de nela permanecer ou não. De modo específico, buscou: caracterizar a situação profissional dos egressos do PIBID/UECE dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física; identificar fatores relacionados à experiência no PIBID que favoreçam a inserção na docência por parte de seus egressos; e discutir a perspectiva de egressos do PIBID/UECE nas áreas de Ciências Biológicas, Química e Física sobre a intenção de permanecer ou não na docência. O aporte teórico compreendeu a formação de professores de Ciências, professores iniciantes e permanência na docência, com base nas formulações de Gatti (2014), Krasilchik (1992, 1998), Bizzo (2005), Garcia (1999), Nóvoa (2005), André (2012), entre outros. A investigação teve abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os sujeitos foram 55 licenciados dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química da UECE que participaram do PIBID como bolsistas de iniciação à docência. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário eletrônico, elaborado na plataforma Survey Monkey. O questionário contou com 19 questões, sendo 16 questões objetivas, 01 questão com afirmações em escala likert e 02 questões abertas. As análises mostraram que a participação no PIBID teve implicações positivas para os egressos em foco nessa investigação. Dos 55 egressos, 31 atuavam como professores no momento da coleta de dados e 19 ainda pretendiam ingressar na profissão. Entre os 31 egressos que exerciam a docência, 24 consideraram que a participação no PIBID facilitou o início do trabalho docente e 21 tem intenção de permanecer na docência. Para os professores iniciantes egressos do Programa, a participação nesta iniciativa auxiliou na inserção profissional ao proporcionar o contato com o ambiente trabalho e com profissionais experientes, além de aumentar a segurança dos iniciantes quanto à gestão da sala de aula. As motivações para continuar na docência apontam o predomínio de uma representação idealizada e romantizada da profissão, embora alguns professores iniciantes refiram-se a formação e identificação como razões para permanecer na docência. Entre as motivações para a intenção de não permanecer na docência figuram a desvalorização, a má relação entre os pares e o estresse decorrente da atividade docente.
Palavras-chave: Egressos do PIBID. Professores iniciantes. Inserção profissional. Permanência na docência.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …