Breaking News

GESTÃO CURRICULAR NO PIBID EM HISTÓRIA: O QUE CONTAM OS PROFESSORES SUPERVISORES

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre.
Área de Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
Objetiva, principalmente, compreender o modo como o professor supervisor do PIBID participa da gestão curricular da iniciação à docência de futuros professores de História, considerando a articulação teoria e prática e o desafio de desenvolver um processo formativo que provoque rupturas com a racionalidade técnica. De modo específico, buscou: analisar a concepção de currículo e gestão curricular de professores supervisores atuantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE); identificar a percepção que os professores supervisores têm acerca de suas participações na iniciação à docência de futuros professores de História; perscrutar os docentes supervisores quanto às mudanças ou permanências em suas estratégias da gestão curricular após inserção no PIBID, com ênfase no planejamento das aulas de História; examinar a concepção de iniciação à docência do projeto institucional do PIBID/UECE e no Subprojeto de História – UECE/FAFIDAM, considerando sua relação com as diretrizes para a formação de professores de História; discutir as convergências e/ou divergências entre a gestão curricular no PIBID e o exercício das funções docentes na escola; conhecer o significado que os professores supervisores têm de suas contribuições profissionais no PIBID e os reflexos do Programa em seu desenvolvimento profissional. As categorias teóricas que deram aporte à investigação foram currículo e gestão curricular. A pesquisa, no que se refere à sua abordagem teórico-metodológica, assume o referencial crítico, caracterizando-se como investigação qualitativa, do tipo empírica. Os sujeitos participantes são quatro professores supervisores que ensinam História em três escolas de Ensino Médio situadas em dois municípios da Região do Baixo Jaguaribe, interior do Estado do Ceará. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: levantamento bibliográfico, exame documental e realização de entrevistas, com análise de dados segundo a Hermenêutica Dialética. O estudo pressupõe que ainda impera em muitas de nossas universidades o paradigma da racionalidade técnica em detrimento de uma racionalidade prática, em especial no curso de licenciatura da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE), lócus desta pesquisa, juntamente com as escolas participantes do PIBID em História ali realizado. As imersões ao campo evidenciaram uma licenciatura marcada pelo predomínio do paradigma da racionalidade técnica e, com suporte neste fato, buscou-se compreender como ocorria a inserção do professor supervisor da Educação Básica na iniciação à docência de futuros professores de História no âmbito do PIBID, se sua tarefa de agente da gestão curricular dessa formação a redimensiona em direção da racionalidade
9
prática, bem como se esse redirecionamento também se refletia na gestão curricular do ensino História no Ensino Médio. Os resultados revelaram lacunas no currículo de formação docente daquele campus e que a participação no PIBID assegura significado bastante particular a cada professor supervisor nele atuante, mas fazendo-os, em sua totalidade, repensar as práticas curriculares desde a inserção no Programa.
Palavras chave: PIBID. Iniciação à docência. Currículo. Gestão Curricular. Licenciatura em História.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …