Breaking News

O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO CONSTITUÍDO PELO DOCENTE BACHAREL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES ARQUITETOS

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Área de Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Profª. Drª. Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
Este trabalho apresenta investigação sobre a formação pedagógica do professor bacharel arquiteto. Este profissional, durante sua formação inicial, não obtém formação pedagógica formal necessária para o exercício da docência no ensino superior, problemática que se encontra no cerne desta pesquisa, que tem como objetivo principal analisar como os docentes arquitetos bacharéis dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da cidade de Fortaleza constroem seus conhecimentos pedagógicos para o exercício da docência nesses cursos de graduação. Assume, por conseguinte, os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil acadêmico e profissional dos professores arquitetos bacharéis; compreender como esses professores enfrentam/superam as dificuldades encontradas para ensinar; identificar experiências e situações vivenciadas que favoreceram a aquisição de conhecimentos pedagógicos necessários para ensinar; e, caracterizar como constituíram seus conhecimentos pedagógicos. O fundamento teórico está ancorado nas formulações de Anastasiou e Pimenta (2002), Almeida (2012) e Pimenta e Almeida (2011) sobre formação pedagógica; de Shulman (1986, 1987, 2017) sobre conhecimento pedagógico do conteúdo; e de Tardif (2000, 2002) sobre saberes experienciais. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que se orienta pelo paradigma interpretativo e utiliza o estudo de caso único como método. O contexto da investigação abrangeu doze (12) instituições de Educação Superior que oferecem cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Fortaleza, sendo os sujeitos da pesquisa professores arquitetos desses cursos. Utilizou como procedimentos de produção de dados o questionário estruturado, respondido por 59 docentes, e entrevista semiestruturada, da qual participaram quatro desses professores. Os dados foram analisados e interpretados por meio da análise qualitativa temática (MINAYO, 1994). O exame dos dados revelou a predominância de mulheres entre os professores arquitetos, que estão entre 36 a 45 anos de idade, com tempo de atuação como docente entre 4 a 10 anos, possuem principalmente mestrado e o regime de trabalho mais recorrente é o de horista. Trabalham com arquitetura concomitantemente com a docência de forma integral ou esporadicamente. O interesse próprio foi principal motivo para terem se tornado professores. Fizeram disciplina pedagógica na pós-graduação, cursos de formação continuada ofertados pelas IES em que atuam, leram livros de Didática, mas reconhecem que aprenderam a ensinar seguindo o exemplo dos bons professores que tiveram na vida acadêmica. Valorizam o saber do conteúdo disciplinar e, mesmo secundarizando as experiências pedagógicas formais e informais na constituição do seu saber ensinar, reconhecem
que elas contribuíram, com maior ou menor intensidade, para constituírem pouco a pouco os seus conhecimentos pedagógicos. Concluímos que a aquisição do saber ensinar pelo docente bacharel arquiteto é fragmentada, em grande parte individualizada, solitária e baseada na auto formação, fundamentada principalmente no saber experiencial (adquirido no dia a dia), na socialização com os pares e na formação continuada.
Palavras-chave: Professor bacharel. Professor arquiteto. Formação pedagógica. Conhecimento pedagógico. Saber experiencial.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …