Breaking News

PERMANECER OU EVADIR DA DOCÊNCIA? ESTUDO SOBRE PERSPECTIVAS DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID UECE

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.
Área de concentração: Formação de Professores
Orientadora: Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
Esta dissertação discute a permanência no magistério entre professores iniciantes, egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem como objetivo principal, compreender os motivos que levam a permanência na profissão, considerando a relação entre a preparação para a docência e a inserção profissional na profissão. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar os motivos que embasam a escolha do magistério como profissão; conhecer a perspectiva de professores iniciantes egressos do Pibid sobre a contribuição dessa experiência para sua inserção e atuação na docência, bem como na profissão; caracterizar a inserção na docência com ênfase nos aspectos que facilitam e dificultam a atuação profissional nos primeiros anos; refletir sobre as perspectivas de professores iniciantes a cerca da permanência na profissão a partir de sua inserção e atuação na docência nos primeiros anos da carreira. O referencial teórico apoiou-se nas reflexões de Garcia (2010), Farias (2012, 2013 e 2014), André (2012, 2014 e 2015) Formosinho (2009), Nóvoa (2009), Almeida, Tartune e Nunes (2014), dentre outros. O estudo é caracterizado como uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo empírica. No que se refere aos procedimentos técnicos de coleta de dados, utilizamos o levantamento bibliográfico, análise documental, o emprego de questionário eletrônico para os egressos do Pibid de Pedagogia da UECE, respondido por 50 pessoas, dentre os quais consideramos as respostas de 23 ex pibidianos, e a realização de uma conversa individual, mediada por um caso de ensino, com quatro professores iniciantes, atuantes na rede pública de ensino do Ceará. Os dados referentes ao questionário revelaram que a principal motivação dos participantes para a escolha da docência ocorreu devido ao interesse pela área, precedido pela baixa concorrência no vestibular. Com relação à participação no Pibid, apontaram como sendo uma experiência que contribuiu para a identificação com a profissão, aproximação com o contexto escolar, formação e atuação profissional. No que se refere aos desafios do início da carreira profissional foi destacado ?o saber fazer?, a falta de apoio da comunidade escolar e a desvalorização da profissão. Quanto a perspectiva de permanência na carreira, um grupo de seis professores indicou terem dúvidas sobre se continuariam ou não atuando como docentes. As análises dos dados oriundos da conversa com os professores iniciantes, por sua vez, indicaram que os participantes sentem-se motivados a permanecer na docência, apesar de também cogitarem outras possibilidades de atuação dentro da profissão. Constatamos que a experiência no Pibid contribuiu para a formação, identificação e inserção na carreira docente, pois os professores reconheceram que
se sentem mais preparados em decorrência dessa experiência. O estudo constata, ainda, os docentes iniciantes não recebem um acompanhamento adequado. O início na carreira se revelou como um momento de muitas dúvidas, inseguras, medos e solidão. Os desafios que estes docentes enfrentam não se concentram somente no âmbito da sala de aula, eles extrapolam inclusive, os muros da escola, sendo a desvalorização o fator de maior destaque em seus depoimentos. Por outro lado, revelam que a docência tem seus prazeres, em geral, associados aos alunos, ao acompanhamento de sua evolução ou quando são por eles reconhecidos. A dificuldade em ser e permanecer sendo professor é evidente, e apesar de também apresentar seus prazeres, é preciso uma mudança efetiva. Dessa forma, esperamos que essa pesquisa possa colaborar para aprofundar e ampliar o debate sobre a formação e atuação profissional docente no país, que ainda tem muito que avançar e um longo caminho por trilhar até alcançamos uma educação com qualidade socialmente referenciada. Palavras-chave: Permanência na docência. Professores iniciantes. Pibid.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …