junho, 2020

março, 2020

  • 14 março

    Educas e SME promovem Formação para professores iniciantes.

    A intenção dessa iniciativa é criar espaço colaborativo de discussão sobre o início da carreira docente na educação básica pública.  Esta é uma ação apoiada pela pesquisa-formação desenvolvida em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Santa Catarina, apoiada pelo edital universal do …

fevereiro, 2020

  • 27 fevereiro

    Professora adjunta da Federal do Cariri tem resenha publicada em ação de internacionalização da ANPEd.

    A professora adjunta da Universidade Federal do Cariri, Eunice Andrade de Oliveira Menezes, obteve o aceite da resenha do livro “Pesquisa em Rede – diálogos de formação em contexto coletivos de conhecimento”. O mesmo é de autoria de Isabel Maria Sabino de Farias, José Jardilino, Magali  Silvestre e Regina de …

  • 27 fevereiro

    Doutoranda do grupo Educas tem resenha publicada em ação de internacionalização da ANPEd.

    A  doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UECE e integrande do grupo Educas, Maria Mikaele da Silva Cavalcante, obteve o aceite da resenha do livro “Pesquisa em Rede – diálogos de formação em contexto coletivos de conhecimento”. O mesmo é de autoria de Isabel Maria Sabino de Farias, …

  • 8 fevereiro

    V SEMINÁRIO FORTEC

    Nos dias 28 a 30 de abril estará acontecendo o V Seminário da ForTec – Tecnologias, metodologias ativas e Ead: Inovação na Educação? É um evento científico promovido pelo Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), vinculado à Linha de Pesquisa 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos …

janeiro, 2020

  • 17 janeiro

    Segunda visita a SME

    Na última quinta-feira, dia 16 de Janeiro, os integrantes do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) se reuniu pela segunda vez com a Secretaria Municipal da Educação (SME) para mais uma conversa sobre a pesquisa em andamento intitulada “Pesquisa COM Professores Iniciantes: um estudo sobre indução profissional”. …

novembro, 2019

  • 25 novembro

    Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional

    O estudo investigará como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa contribui para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, será conduzido na perspectiva da pesquisa-formação …

  • 19 novembro

    Encontro sobre Pesquisa (Auto)biográfica com a Profª Dra. Ercília Braga

    Na tarde do dia 18 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional” se reuniram para mais um encontro. Na ocasião contamos com a presença da Dra. Ercília Braga  que é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (mestrado …

  • 19 novembro

    Encontro sobre Pesquisa Narrativa com a Prof ª Dra. Lia Fialho

    Na tarde do dia 07 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional” se reuniram para mais um encontro de aprendizado. Na ocasião contamos com a presença da Dra. Lia Fialho que atualmente é professora adjunta do Centro de Educação da UECE e professora …

  • 7 novembro

    Desenvolver Professores: estudo sobre políticas e práticas de indução com docentes iniciantes na profissão.

    Este projeto é apoiado pelo CNPq e FUNCAP. A iniciativa parte da ausência de preocupação com os professores iniciantes, delineiando os seguintes questionamentos: Quais os indicativos das políticas e práticas de indução do professor iniciante implementadas no cenário internacional, em particular, latino-americano? Que experiências vêm sendo promovidas no contexto brasileiro …