Breaking News

Pesquisa em Desenvolvimento

ACONTECERÁ NESTA SEMANA REUNIÃO DA PESQUISA “APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CENÁRIO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR”

O grupo EDUCAS se encontra no ANO III da pesquisa “APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CENÁRIO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR”. Visando se planejar e fazer um balanço acerca do desenvolvimento dessa pesquisa, será realizada reunião de trabalho nesta sexta-feira, 28/04/2023, ás 13h30, no auditório do Centro de Educação.

Read More »

EDUCAS PROMOVE PESQUISA A RESPEITO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CENÁRIO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

O EDUCAS se encontra no ano II da PESQUISA GERAL – APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CENÁRIO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, cujo subprojeto 1 é: APRENDER A ENSINAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES.   Segue o resumo desse subprojeto! O Subprojeto “Aprender a ensinar na Educação Superior: um estudo …

Read More »

Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional

O estudo investigará como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa contribui para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, será conduzido na perspectiva da pesquisa-formação …

Read More »

Encontro sobre Pesquisa (Auto)biográfica com a Profª Dra. Ercília Braga

Na tarde do dia 18 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional” se reuniram para mais um encontro. Na ocasião contamos com a presença da Dra. Ercília Braga  que é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (mestrado …

Read More »

Encontro sobre Pesquisa Narrativa com a Prof ª Dra. Lia Fialho

Na tarde do dia 07 de novembro os membros da “Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional” se reuniram para mais um encontro de aprendizado. Na ocasião contamos com a presença da Dra. Lia Fialho que atualmente é professora adjunta do Centro de Educação da UECE e professora …

Read More »

Desenvolver Professores: estudo sobre políticas e práticas de indução com docentes iniciantes na profissão.

Este projeto é apoiado pelo CNPq e FUNCAP. A iniciativa parte da ausência de preocupação com os professores iniciantes, delineiando os seguintes questionamentos: Quais os indicativos das políticas e práticas de indução do professor iniciante implementadas no cenário internacional, em particular, latino-americano? Que experiências vêm sendo promovidas no contexto brasileiro …

Read More »

CARTOGRAFIA DAS RELAÇÕES DE SABER/PODER DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS

     Este estudo, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa História da Educação e Cultura Escolar, situa-se na área de Formação de Professores e integra o núcleo de História e Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A trajetória da constituição da …

Read More »