III Simpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasil.

Nos dias 3 e 4 de outubro acontece o III Simpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasil. O evento é uma construção do Grupo de Trabalho GT8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED.

Mais informações  acesse o site.

Grupo Educas participa do XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – EPEN

No período de 20 a 23 de setembro de 2016, na Universidade Federal do Piauí, docentes de Programas de Pós-Graduação e Pesquisadores em geral; discentes dos cursos de Doutorado e de Mestrado; Professores/as da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projeto de pesquisa; e estudantes da Graduação de Iniciação Científica marcaram presença na reunião científica regional da Associação Nacional de Pós-Graduacão e Pesquisa em Educação (ANPED) com a temática “Caminhos da pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção cientifica”. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, a presidente da ANPED, Profa. Andrea Gouveia, a vice-presidente da regional Nordeste, Profa. Isabel Sabino e o vice-presidente do Forpred nacional, prof. João Batista Carvalho Nunes.

img-20160921-wa0012

img-20160921-wa0022

img-20160921-wa0001

 

img-20160921-wa0004

img-20160921-wa0020

img-20160921-wa0022

Bolsista de Iniciação Científica apresenta trabalho na IX semana de pedagogia da UFC

jessica

Participaram da IX semana de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará – UFC os bolsistas Jéssica do Carmo Carnete e Leonardo Colares com trabalho intitulado “A Licenciatura ou Bacharelado: Em Curso de Ciências Biológicas”, orientados pela Profa.Dr. Silvina Pimentel Silva .

 

Integrantes do Projeto OBEDUC participam do Colóquio dos Projetos OBEDUC da Região Nordeste.

1aa4ea_fb49d10bf93549eb87b098966aa09d71

Pesquisadores, Coordenadores e Participantes dos Observatórios da Educação se reuniram no Colóquio dos Projetos OBEDUC/ EDITAL 2012 da região Nordeste na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande. O evento contou com a participação de projetos contemplados pelo Edital/CAPES 2012 com a finalidade de apresentar prévios resultados de cada pesquisa.

Acompanhe o site do evento http://obeduc.com.br/

 

III Forúm de pesquisa do OBEDUC: Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica

ufop-centro-de-convergencia_280x210

O III Fórum de pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e inovação pedagogica é uma ação de intercambio entre integrantes do observatorio sobre essa tematica, com nucleos da UECE (Ceará) UNIFESP (São Paulo) UFOP (Minas Gerais). O evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio no Insituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu principal objetivo é discutir o desenvolvimento das ações do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, apoiado pelo pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC (Edital CAPES nº 049/2012).

Saiba mais sobre o Programa em: http://obeducuece.wix.com/pesquisa

Sep 29 2016

III Simpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasil.

Nos dias 3 e 4 de outubro acontece o III Simpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasil. O evento é uma construção do Grupo de Trabalho GT8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED.

Mais informações  acesse o site.

Sep 29 2016

Grupo Educas participa do XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – EPEN

No período de 20 a 23 de setembro de 2016, na Universidade Federal do Piauí, docentes de Programas de Pós-Graduação e Pesquisadores em geral; discentes dos cursos de Doutorado e de Mestrado; Professores/as da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projeto de pesquisa; e estudantes da Graduação de Iniciação Científica marcaram presença na reunião científica regional da Associação Nacional de Pós-Graduacão e Pesquisa em Educação (ANPED) com a temática “Caminhos da pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção cientifica”. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, a presidente da ANPED, Profa. Andrea Gouveia, a vice-presidente da regional Nordeste, Profa. Isabel Sabino e o vice-presidente do Forpred nacional, prof. João Batista Carvalho Nunes.

img-20160921-wa0012

img-20160921-wa0022

img-20160921-wa0001

 

img-20160921-wa0004

img-20160921-wa0020

img-20160921-wa0022

Jul 06 2016

Bolsista de Iniciação Científica apresenta trabalho na IX semana de pedagogia da UFC

jessica

Participaram da IX semana de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará – UFC os bolsistas Jéssica do Carmo Carnete e Leonardo Colares com trabalho intitulado “A Licenciatura ou Bacharelado: Em Curso de Ciências Biológicas”, orientados pela Profa.Dr. Silvina Pimentel Silva .

 

Jul 06 2016

Integrantes do Projeto OBEDUC participam do Colóquio dos Projetos OBEDUC da Região Nordeste.

1aa4ea_fb49d10bf93549eb87b098966aa09d71

Pesquisadores, Coordenadores e Participantes dos Observatórios da Educação se reuniram no Colóquio dos Projetos OBEDUC/ EDITAL 2012 da região Nordeste na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande. O evento contou com a participação de projetos contemplados pelo Edital/CAPES 2012 com a finalidade de apresentar prévios resultados de cada pesquisa.

Acompanhe o site do evento http://obeduc.com.br/

 

Jul 06 2016

III Forúm de pesquisa do OBEDUC: Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica

ufop-centro-de-convergencia_280x210

O III Fórum de pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e inovação pedagogica é uma ação de intercambio entre integrantes do observatorio sobre essa tematica, com nucleos da UECE (Ceará) UNIFESP (São Paulo) UFOP (Minas Gerais). O evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio no Insituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu principal objetivo é discutir o desenvolvimento das ações do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, apoiado pelo pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC (Edital CAPES nº 049/2012).

Saiba mais sobre o Programa em: http://obeducuece.wix.com/pesquisa

Dec 30 2015

SETE OBRAS PRODOCÊNCIA

a520d1c3-9e2b-4d8f-8a45-b63ad6dc7ecd

b5f478f9-ad2c-43f4-961b-b4ddee40b781

d221e288-beba-409a-97f1-fd77fc782645

3bff24c6-8c22-4736-8bc8-07a0062f076e

038d6630-9370-4aca-ab06-5c90336a22e3

8a68a2cc-c668-46dc-a812-7fb6047ab9f3

48cff5e1-10f9-4fee-90fe-98741bdf7627

2544eec4-e97c-4624-834c-70d44aba4c4c

Dec 30 2015

SABERES DA DOCÊNCIA APRENDIDOS NO PIBID: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

2b06aa01-0cd7-4957-a3c9-32bafbb2db94

Dec 12 2015

OBSERVATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

O Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação ?OBEDUC/CAPES (Edital nº 049/2012), desenvolve investigação em rede intitulada ?Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID?. Articula estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste (na UECE-CE, o EDUCAS) e Sudeste (na UFOP-MG, o FOPROFI; e, na UNIFESP/SP, o GEPEPINFOR) do Brasil. Cada instituição constitui um Núcleo, com sede na UECE/PPGE. O Núcleo UECE é formado por professores, doutorandos, mestrandos, graduandos e professores da Educação Básica. O desenho dessa investigação condensa indagações sobre como os professores se desenvolvem, assumindo como foco a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que participam do programa desde 2007 como coformadores, vivenciando também processo continuado de formação e desenvolvimento centrado na escola. Questiona-se sobre a formação vivenciada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. São objetivos da proposta: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID aos quais possam ser atribuídos contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação no eixo Nordeste e Sudeste; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste, produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID, assim como para fomentar novos estudos. Trata-se de investigação qualitativa empírica exploratória sobre a experiência de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores coformadores do PIBID. Docentes da Educação Básica que atuam no PIBID em São Paulo (São Paulo, Guarulhos e Diadema), Ceará (Fortaleza, Limoeiro do Norte, Crateús, Tauá e Crato) e Minas Gerais (Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca e Diogo Vasconcelos). Prevê-se o uso de procedimentos de coleta de dados diversificados: questionário eletrônico, análise documental e entrevista.

Sep 30 2015

DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

7b7f8df3-789d-4e57-a25d-053c56c91bda

Sep 30 2015

O LAVRADOR

c3fff6fb-d4ac-4cbc-a63d-20f94b945d01

Older posts «