Dra. Silvina Pimentel Silva- Coordenadora
Dra. Isabel Maria Sabino de Farias – Pesquisadora
PhD. Jacques Therrien – Pesquisador
Dra. Silvia Maria Nóbrega – Therrien – Pesquisadora
Dra. Maria Zenilda Costa – Pesquisadora
Colaboradores e Bolsistas de Iniciação Científica
Qualificação do principal problema a ser abordado:
Esta pesquisa, intitulada O Professor do Ensino Superior e a Pesquisa: qual relação e prática pedagógica?, envolve participantes dos grupos de pesquisa “Educação, Cultura Escolar e Sociedade” (da UECE/Centro de Educação), “Educação e Saúde Coletiva” (da UECE/Centro de Ciências da Saúde) e “Saber e Prática Social do Educador” (da UFC/ Faculdade de Educação), que vêm aglutinando interesses em torno do trabalho docente e sua relação com a pesquisa no âmbito do Ensino Superior. A iniciativa constitui desdobramento de investigações empreendidas pelos pesquisadores desses grupos no sentido de dar continuidade e ampliar os estudos que tratam do fazer docente desses professores. Nesta proposição, indaga sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em cursos de graduação por docentes universitários que não mantêm relação direta com atividades de pesquisa no âmbito da universidade pública.
O interesse da proponente por esta temática tem motivado as investigações que vem desenvolvendo no decurso de sua carreira profissional. Nesse período realizamos pesquisa sobre concepções e práticas de pesquisa na Universidade Estadual do Ceará e o seu significado para formação docente, analisando limites e/ou possibilidades de se está transformando a prática da pesquisa em princípio educativo de formação (SILVA, 2007). Tal iniciativa, apoiada pela FUNCAP (Edital FUNCAP 2005/2006) representou avaliar a efetividade das contribuições da formação na universidade, como potencializadora do exercício da pesquisa; identificar que concepção e prática de pesquisa têm os alunos formados em curso de pedagogia; e ponderar sobre quais elementos da formação na universidade contribuem/orientam para a formação do professor pesquisador.
Durante o mestrado e o doutorado (SILVA, 2005, 2008), os estudos realizados gravitaram em torno da formação de professores em cursos de graduação. No primeiro, abordamos questões ligadas à natureza e o papel dos fundamentos teóricos na formação do educador, partindo da indagação: quem forma o educador? O segundo, teve como foco central de análise a discussão sobre a prática de pesquisa no espaço e no tempo de formação do(a) pedagogo(a), com base no envolvimento em Programa de Iniciação Científica-IC. As investigações incidiram sobre as experiências dos grupos: Saberes e Práticas Sociais do Educador, da Universidade Federal de Ceará-UFC e do grupo Política Educacional, Docência e Memória, da Universidade Estadual do Ceará-UECE. O objetivo geral fora compreender em que medida a participação em grupos de IC, na Universidade, constituiu-se, para pedagogos e pedagogas que deles participaram, em experiências formadoras para o exercício de suas atividades profissionais. Consta nesse estudo o inventário da constituição desses grupos, seus percursos, no período que vai de 1985 a 2005, os modos de inserção, as dificuldades de acesso, da importância atribuída à participação e, também, destacados os elementos que contribuem para esclarecer melhor os significados e implicações da inserção em atividades dessa natureza. As perguntas vestibulares consubstanciam-se por averiguar: as aprendizagens com o envolvimento em grupos de pesquisa contribuíram para uma formação melhor qualificada, para um diferencial de formação? Dentro desse intento estão interpretados os significados e as contribuições dessas experiências para o desempenho nas atividades como profissional da educação e do ensino. Falamos do que significou para esses alunos(as) o conhecimento adquirido, o caráter formador dessas experiências, no que se transformaram em algo novo e diferenciado, no que colaboraram para solidificar as suas compreensões e reflexões. Enfim, no que ampliaram a liberdade de criação ou alteraram seus posicionamentos frente ao mundo (SILVA, 2008).
Na continuidade de nossos estudos, desenvolvemos proposta de pesquisa apoiada pela FUNCAP (Edital 2008) com o propósito de compreender a gestão pedagógica das disciplinas ligadas à pesquisa no âmbito da docência em curso de pedagogia, bem como sua relação com as orientações presentes em seus projetos formativos. Partiu-se do pressuposto de que a idéia de pesquisa como eixo de formação não vêm orientando o “modus operandi” do curso de Pedagogia. Em torno dessa suposição centramos a pergunta primeira desta iniciativa: Qual a relação entre a gestão pedagógica efetivada pelos formadores de formadores nas disciplinas ligadas à pesquisa em tais cursos e os propósitos relacionados à formação de professores da Educação Básica de desenvolver competências e habilidades pela reflexão na ação? A problemática da pesquisa incide sobre a natureza do “saber ensinar”, da relação ensino e pesquisa em contexto real da prática. Os resultados dessa aproximação revelaram que é significativo (dos 53 professores, 29 não atua em pesquisa) o contingente de docentes com titulação de doutor, mas sem atuação explícita com pesquisa (não ministra disciplinas ligadas à pesquisa e ou não participa de grupos e projetos de pesquisa).
Esta investigação vinculou-se a estudo mais amplo denominado A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária e apoiado pelo CNPq (Edital Universal Nº 14/2008). Este abordou a relação entre ensino e pesquisa na prática docente em cursos de graduação no âmbito da universidade pública, portadora de valiosos subsídios para as análises que empreenderemos nesta proposta.
Ademais, subjacente a esses entendimentos encontra-se a preocupação de alargar o raio das investigações que tratam do não envolvimento de professores na articulação ensino pesquisa, elemento indispensável à formulação do saber, das descobertas, como atividade intencional e inseparável dos objetivos da vida escolar e acadêmica. Além do que, apresenta-se como oportunidade de aproximação e colaboração interinstitucional entre pesquisadores experientes e iniciantes de duas Universidades públicas, e, também, contribui para o reconhecimento da importância do professor ensino superior tornar-se agente mediador da prática da pesquisa no espaço da formação.