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CARTOGRAFIA DAS RELAÇÕES DE SABER/PODER DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS

 
 
 Este estudo, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa História da Educação e Cultura Escolar, situa-se na área de Formação de Professores e integra o núcleo de História e Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A trajetória da constituição da escolha de nosso objeto de pesquisa e dos procedimentos teórico- metodológicos objetiva a melhoria dos processos formativos dos professores, bem como pela atuação e compromisso com a educação; desta forma, o desenvolvimento da referida pesquisa faz parte da trajetória de um conjunto de pesquisadores, formado por professores e seus orientandos de Iniciação à Pesquisa, Mestrado e Doutorado de nosso núcleo, bem como de outros integrantes nesta pesquisa. Projeto financiado através da MCTI/CNPQ/Universal 14/2014. Nossa investigação está focada nos processos formativos dos professores. Consideramos que quando os docentes são reconhecidos pelos seus pares como os responsáveis por algum tipo de formação, devido às escolhas feitas, saberes específicos, formação ou práticas exercidas, os profissionais que são destacados assumem uma relação de saber/poder. Representar aqueles que ficam responsáveis, como se todos os docentes não estivessem responsabilidade, pela formação pedagógica dos alunos/professores é motivo de destaque dentre os que fazem parte do corpo docente dos cursos de licenciatura. Em muitos cursos os professores que assumem as disciplinas e atividades, especificamente pedagógicas são nomeados de especialista no ?ensino de?. O discurso que afirma que ?eles são os que sabem sobre o referido assunto? representa um espaço de poder a ser exercido. Desvelar as relações de saber/poder é considerar a constituição de campos de saber, sinalizando a existência de relações de poder, segundo Foucault (2007). Para melhor compreendermos a demarcação e exercício no espaço de poder definido anteriormente estamos propondo um desenho cartográfico. Utilizaremos um termo oriundo da cartografia devido ao que representa no ofício do cartógrafo. O desenho minucioso que ajudar a localizar. A elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização é algo muito similar ao que vamos realizar. A elaboração dos percursos (desenhos) de formação, constituição dos saberes e práticas ocorrerão objetivando possibilitar a orientação e reorientação dos processos de formação de professores nos cursos de licenciatura. Acreditamos que, conhecendo melhor os que trabalham e como trabalham os profissionais que estão responsáveis diretamente pelas formações especificamente pedagógicas, podemos auxiliar constituição/reconstituição dos currículos, na formação dos professores formadores e na melhoria dos processos formativos nos cursos de licenciatura. Considerando o contexto nacional em relação à necessidade de formar novos professores, a presente pesquisa possui uma importância estratégica na criação, implantação, melhoria dos cursos de licenciatura. Os resultados da investigação poderão servir de indicadores necessários a toda instituição de ensino que objetiva formar, com a qualidade necessária, profissionais que tenham competência na área específica do conhecimento que lecionam, mas atuando no magistério utilizando as especificidades relativas à área pedagógica.

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