Este projeto é apoiado pelo CNPq e FUNCAP. A iniciativa parte da ausência de preocupação com os professores iniciantes, delineiando os seguintes questionamentos: Quais os indicativos das políticas e práticas de indução do professor iniciante implementadas no cenário internacional, em particular, latino-americano? Que experiências vêm sendo promovidas no contexto brasileiro e como elas dialogam com a experiência internacional? Como a escola, articulada a esfera pública que lhe mantém, pode intervir nessa situação? Que processos organizativos e formativos são necessários para movimentar a cultura institucional e dos professores para colaborar na construção de uma política de apoio e acompanhamento aos professores iniciantes por dentro da escola? Como a indução entre pares pode favorecer o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional? O estudo assume como objetivo geral compreender o processo de indução entre pares, com ênfase nas possibilidades e desafios da formulação e implementação de políticas e práticas com este foco que articulem a escola e a secretaria de educação.
Check Also
Educas no VI Simpósio de Didática e Formação Docente – UFRJ
Nos dias 08 a 10 de Outubro acontecerá o VI Simpósio de Didática e Formação …