Equipe de Trabalho:
Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (Coordenadora)
Ph.D. Jacques Therrien
Dra. Silvia Maria Nóbrega-Therrien
Dra. Marcília Chagas Barreto
Ms. Silvina Pimentel Silva
Ms. Maria do Socorro Lima Marques França
Lidiane Rodrigues Campelo da Silva (Colaboradora)
Ana de Senna Tavares Bezerra (Colaboradora)
Maria Hermicélia Coelho de Oliveira (Colaboradora)
Resumo:
A proposta A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária agrega integrantes dos grupos de pesquisa “Educação, Cultura Escolar e Sociedade” (UECE/CED), “Educação e Saúde Coletiva” (UECE/CCS) e “Saber e Prática Social do Educador” (UFC/FACED), equipes que compartilham preocupações em torno do trabalho docente. A iniciativa, que aborda a relação entre ensino e pesquisa na prática docente nos cursos de graduação no âmbito da universidade pública, constitui desdobramento de investigações empreendidas pelos pesquisadores desses grupos. Contribuir para a reflexão sobre a relação ensino e pesquisa na docência universitária, em particular sobre a prática dos formadores que atuam em disciplinas ligadas à pesquisa nos cursos de graduação é um dos seus objetivos centrais. De modo mais específico, pretende compreender a gestão pedagógica das disciplinas ligada à pesquisa no âmbito da docência universitária, bem como sua relação com as orientações da proposta de formação profissional da legislação vigente. Partimos da hipótese de que tais diretrizes não vêm orientando o “modus operandi” do professor universitário. Em torno dessa hipótese orbita a “pergunta de partida” dessa investigação: Qual a relação entre a gestão pedagógica efetivada pelos formadores de formadores nas disciplinas ligadas à pesquisa nos cursos de graduação e os propósitos da formação profissional vigentes na legislação, em particular daqueles relacionados à formação de professores da Educação Básica de desenvolver competências e habilidades pela reflexão na ação? A problemática da pesquisa incide sobre a natureza do “saber ensinar” a partir dos modos de integração dos saberes docentes ao trabalho pedagógico do professor universitário em contexto real de prática. Ao sublinhar a cultura docente em ação na universidade face à formação para a pesquisa insere-se no campo de estudos sobre a epistemologia da prática. Reconhecendo o trabalho docente como práxis intersubjetiva e prática situada, entendemos que o estudo desta problemática requer uma abordagem apoiada nos pressupostos da ergonomia do trabalhodocente e da cognição situada, segundo a antropologia cognitiva. Pretendemos, nele ancorado, validarumquadro heurístico de análise do trabalho docente universitário, das ações dos professoresditosexperientes e dos eventosem classe. Considerando esta intencionalidade, a proposta encontra suporte metodológico na etnometodologia. Esta abordagem permite entender o docente como sujeito que edifica a ordem organizacional do espaço sociocultural em que atua mediante as relações que estabelece com seus pares, as quais podem ser explicitadas através de seus “discursos práticos” (falas e ações). Apoiado nestes pressupostos, a prática da investigação envolverá um grupo de docentes universitários experientes que atuam nas disciplinas ligadas à pesquisa nos diferentes cursos de licenciatura e alguns cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A composição do universo de professores que participará do estudo considerará os seguintes critérios: ser efetivo do quadro docente desta IES; ter mais de cinco anos de experiência no magistério superior na instituição; atuar nas disciplinas vinculadas à pesquisa na graduação; ser voluntário para participar em todas as etapas necessárias. Quanto à coleta de dados, pretendemos acompanhar as atividades docentes, primeiro por observação, depois por gravação em vídeo e/ou entrevistas de explicitação, conforme a disponibilidade dos sujeitos observados. Essa mesma disponibilidade dos sujeitos poderá, conforme cada caso e experiência dos pesquisadores, ser aprofundada através da auto-confrontação simples ou cruzada. As informações colhidas por meio desses procedimentos sãocomplementares e permitirão uma validação do estudograças à triangulação das várias fontes, cujo processo deve apoiar-se nas categorias analíticas e nos referenciais teóricos sinalizados no corpo da proposta.