A Pesquisa na Docência Universitária: vivências, significados e implicações na prática pedagógica

Equipe de Trabalho:
Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (Coordenadora)
Havenna Lima Madeira (Bolsista IC/CNPq)
Ingrid Cristine de Sousa Vasconcelos (Bolsista IC/CNPq)
Lidiane Sousa Lima (Bolsista ICT/FUNCAP)
Mayara Hemellyn Lopes Mendes (Bolsista ICT/FUNCAP)

Resumo:

O projeto A Pesquisa na Docência universitária: vivências, significados e implicações na prática pedagógica é fruto de iniciativa mais ampla intitulado O Professor do Ensino Superior e a Pesquisa: qual relação e prática pedagógica que agrega integrantes dos grupos de pesquisa “Educação, Cultura Escolar e Sociedade” (da UECE/Centro de Educação), “Educação e Saúde Coletiva” (da UECE/Centro de Ciências da Saúde) e “Saber e Prática Social do Educador” (da UFC/Faculdade de Educação). A iniciativa é resultado de desdobramentos de investigações empreendidas pelos pesquisadores desses grupos  sobre a relação ensino e pesquisa na prática de docentes. A  preocupação da proposta recai sobre docentes universitários com titulação de mestre, doutor e estágio de pós-doutoramento que não participam de atividades de pesquisa, dando ênfase nos cursos de Matemática e Física. Seu objetivo é contribuir para o debate sobre a relação pesquisa e ensino na docência universitária, em particular sobre a prática dos professores dos Cursos de graduação em Matemática e Física que não mantêm relação direta com atividades de pesquisa. A investigação encontra aporte metodológico no estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta e análise de dados as entrevistas semi-estruturadas e de explicitação, a observação direta em sala de aula e análise documental.

Palavras-chave: Docência Universitária – Pesquisa – Ensino.

About educas

Check Also

A Cultura Docente Face à Formação para a Pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária

Equipe de Trabalho:   Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (Coordenadora) Ph.D. Jacques Therrien Dra. …