Monografia apresentada para a colação de grau de Socorro Wladiane de Medeiros Inocêncio
Resumo
O tema: O Papel do Terceiro Setor no Atendimento Educacional de Adolescentes em Situação de Risco. Estudo de Caso da ONG Barraca da Amizade foi escolhido por gerar em mim interesse em saber como a Organização Não – Governamental Barraca da Amizade, que atua como abrigo para adolescentes em situação de risco e preocupa-se em inseri-los novamente na sociedade, resgatando seus valores e cidadania promove a reinserção destes adolescentes na escola. Os objetivos que me levaram a estudar essa ONG foram a análise dos programas pedagógicos da Associação Barraca da Amizade, a relação entre a ONG e a escola e o envolvimento dos adolescentes no processo de reinserção na sociedade. Busquei orientação teórica em autores que tem certa experiência na discussão sobre esse assunto como Brito (ano 2006), Ferreira (ano 2008), Albuquerque (ano 2007), Bianchetti(ano 1999) e estudos do Cendhec – Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social(ano 1999). A pesquisa realizada foi do tipo estudo de caso, sendo complementada com entrevistas e questionários direcionados aos envolvidos com o processo. O trabalho foi estruturado em três capítulos buscando sempre apresentar a realidade dos adolescentes que vivem em situação de risco. No primeiro capítulo foi realizado uma contextualização entre Estado e Educação, apresentando um pouco do papel dos dois no modelo neoliberal; no segundo capítulo apresento a educação aos olhos do Estatuto da Criança e do Adolescente e do sistema de garantia de direitos fazendo uma relação entre ONG?s e escolas. No terceiro capítulo relatei a história da ONG Barraca da Amizade, sua relação em particular com a escola Osmírio Barreto e alguns pontos colocados pelos envolvidos das duas instituições. Nas considerações finais mostrei a importância do trabalho para minha formação e o que ficou em destaque da experiência nestas duas instituições. Procurei demonstrar como a Organização Barraca da Amizade e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Osmírio Barreto se relacionam a fim de proporcionar uma melhor educação e um resgate dos direitos dos adolescentes na sociedade, percebendo se houve progresso ou regresso nesse trabalho. Outro ponto a se observar durante o trabalho é como a educação não-formal completa à educação formal.
Ver arquivo completo
Check Also
Educas no VI Simpósio de Didática e Formação Docente – UFRJ
Nos dias 08 a 10 de Outubro acontecerá o VI Simpósio de Didática e Formação …