O papel do terceiro setor no atendimento educacional de adolescente em situação de risco

Monografia apresentada para a colação de grau de Socorro Wladiane de Medeiros Inocêncio
 Resumo
 O  tema:  O  Papel  do  Terceiro  Setor  no  Atendimento  Educacional  de Adolescentes em Situação de Risco.  Estudo de Caso da ONG Barraca da Amizade foi escolhido  por  gerar  em  mim  interesse  em  saber  como  a Organização Não – Governamental Barraca da Amizade, que atua como abrigo para  adolescentes  em  situação  de  risco  e  preocupa-se  em  inseri-los novamente  na  sociedade,  resgatando  seus  valores  e  cidadania  promove  a reinserção  destes  adolescentes  na  escola.  Os  objetivos  que  me  levaram  a estudar essa ONG foram a análise dos programas pedagógicos da Associação Barraca da Amizade, a relação entre a ONG e a escola e o envolvimento dos adolescentes  no  processo  de  reinserção  na  sociedade.  Busquei  orientação teórica em autores que tem certa experiência na discussão sobre esse assunto como  Brito  (ano  2006),  Ferreira  (ano  2008),  Albuquerque  (ano  2007), Bianchetti(ano 1999) e estudos do Cendhec – Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social(ano 1999). A pesquisa  realizada  foi do  tipo estudo de caso, sendo complementada com entrevistas e questionários direcionados aos envolvidos  com  o  processo.  O  trabalho  foi  estruturado  em  três  capítulos buscando  sempre  apresentar  a  realidade  dos  adolescentes  que  vivem  em situação de risco. No primeiro capítulo foi realizado uma contextualização entre Estado e  Educação,  apresentando  um  pouco  do  papel  dos  dois  no  modelo neoliberal; no segundo capítulo apresento a educação aos olhos do Estatuto da Criança  e  do Adolescente  e  do  sistema  de  garantia  de  direitos  fazendo  uma relação entre ONG?s e escolas. No terceiro capítulo relatei a história da ONG Barraca da Amizade, sua relação em particular com a escola Osmírio Barreto e alguns pontos colocados pelos envolvidos das duas instituições.  Nas considerações finais mostrei a importância do trabalho para minha formação e o  que  ficou  em  destaque  da  experiência  nestas  duas  instituições.  Procurei demonstrar como a Organização Barraca da Amizade e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Osmírio Barreto se relacionam a fim  de proporcionar uma melhor educação e um resgate dos direitos dos adolescentes na  sociedade,  percebendo  se  houve  progresso  ou  regresso  nesse  trabalho. Outro ponto a se observar durante o trabalho é como a educação não-formal completa à educação formal.
 Ver arquivo completo

About educas

Check Also

Educas no VI Simpósio de Didática e Formação Docente – UFRJ

Nos dias 08 a 10 de Outubro acontecerá o VI Simpósio de Didática e Formação …

Deixe um comentário