Dissertação apresentada ao Curso de
Mestrado Acadêmico em Educação do
Programa de Pós-Graduação em
Educação do Centro de Educação da
Universidade Estadual do Ceará, como
requisito parcial à obtenção do título de
mestre em Educação. Área de
Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvina Pimentel
Silva.
RESUMO:
A presente investigação aborda a temática da formação e desenvolvimento
profissional de professores da educação básica, tendo como referência o Projeto
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com ênfase no trabalho,
função e aprendizagens do professor que atua como supervisor deste Programa.
Tem como objetivo analisar o processo de formação e desenvolvimento do professor
supervisor a partir do PIBID, considerando suas concepções, funções e
aprendizagens vividas no âmbito do Programa. A iniciativa encontrou suporte
metodológico na abordagem qualitativa, mais especificamente no Estudo de Caso.
Este método é o que melhor se adéqua às proposições e pretensões desta
pesquisa, pois trata-se da análise e caracterização de uma realidade e a atuação de
sujeitos nela inseridos, no caso, os professores supervisores do PIBID UECE,
Subprojeto de Pedagogia. O estudo teve como sujeitos da pesquisa quatro
professores da educação básica que atuaram como supervisores nas escolas
públicas participantes, desenvolvendo os subprojetos na área de Pedagogia. As
análises mostraram que os professores supervisores consideram a experiência no
PIBID importante para a sua formação e desenvolvimento profissional docente.
Compreendem sua função de acompanhamento dos bolsistas de iniciação à
docência, porém nem todos entendem o papel que desempenham como
coformadores. Sua atuação neste Programa envolve atividades de supervisão e
orientação da prática em sala de aula dos licenciandos, bem como momentos de
planejamento, estudo e realização de seminários e oficinas. Estes sujeitos enfrentam
desafios diversos no desempenho de sua função como professores supervisores do
PIBID. Sobre as experiências mais significativas vividas no PIBID em relação à sua
formação e desenvolvimento profissional, destacaram-se os momentos de estudo e
a participação em eventos científicos, por sua vez, as experiências mais importantes
para sua prática como professores da Educação Básica foram enfatizadas as
atividades de pesquisa e oficinas. A participação no PIBID, segundo os professores
supervisores, resultou em mudanças para melhor em sua prática pedagógica na
Educação Básica. Concluímos que o PIBID proporciona experiências que efetivamente contribuem para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores supervisores que são profundamente impactados por esta experiência.
Palavras-chave: Professor Supervisor. Formação de Professores. Desenvolvimento
Profissional Docente. Prática Pedagógica. PIBID.