Breaking News

outubro, 2010

julho, 2010

  • 14 julho

    Lei de responsabilidade educacional

    São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010     TENDÊNCIAS/DEBATES Lei de responsabilidade educacionalANTONIO MATIAS Devemos lutar pela lei de responsabilidade educacional; como funcionou no controle dos gastos públicos, dará certo na área da educação A Lei de Responsabilidade Fiscal acaba de completar dez anos e nos ajudou a …

maio, 2010

  • 31 maio

    Portaria Nº04, de 21 de janeiro de 2010

    Portaria do distrito federal sobre a organização do trabalho docente na educação básica (distribuição de carga horária). Ver documento completo

março, 2010

  • 16 março

    Planejamento no contexto educacional cearense (2004-2006): limites e possibilidades

    Dissertação apresentada como requisito para  obtenção  do  título  de Mestre de Marisa Botão de Aquino. Resumo Esta pesquisa constitui-se de um estudo a respeito do planejamento escolar no contexto educacional cearense no período 2004-2006. A investigação direcionou-se para os instrumentais de planejamento utilizados pelas escolas públicas estaduais e sua relevância no processo educativo, tendo …

  • 16 março

    Trabalho Docente Alienado

    Por:Jeannette F. P. Ramos, Samara Almeida Chaves e José Gilberto Biserra Maia Resumo: Este artigo analisa a categoria trabalho e as transformações no mundo do trabalho. Em seguida restabelece o conceito de trabalho alienado, objetivando relacionar este com o labor docente. Neste sentido, revisitou-se a literatura pertinente às categorias trabalho (MARX, …

  • 2 março

    O papel do terceiro setor no atendimento educacional de adolescente em situação de risco

    Monografia apresentada para a colação de grau de Socorro Wladiane de Medeiros Inocêncio  Resumo  O  tema:  O  Papel  do  Terceiro  Setor  no  Atendimento  Educacional  de Adolescentes em Situação de Risco.  Estudo de Caso da ONG Barraca da Amizade foi escolhido  por  gerar  em  mim  interesse  em  saber  como  a Organização …

  • 2 março

    Concepções e Práticas de Autonomia Docente na Escola Pública

      Por: Germana Castro Barbosa  e Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Este trabalho analisa os modelos de professor da escola, devido ao interesse pelo desenvolvimento da prática autônoma docente e constante observação dos professores nas decisões tomadas no ambiente escolar. Ler artigo completo

fevereiro, 2010