Breaking News

SER PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID: MOVIMENTOS

Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor a em Educação Área de Concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Prof.ª Dra Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
Esta investigação tem por objeto de estudo a identidade de professores da Educação Básica. O interesse pelo tema nasce de indagações sobre a identidade da própria pesquisadora e de estudos e discussões que consideram a formação docente importante elemento identitário. Tomando o PIBID como referência, indaga-se se a participação no Programa possibilita movimentos no processo identitário dos docentes, considerando que ele se caracteriza como experiência formativa, que exige a mobilização de saberes acumulados, mas também a renovação e ampliação de saberes e práticas. Partindo dessas reflexões, foi definido como objetivo geral do estudo compreender o processo de constituição identitária do professor da Educação Básica participante do PIBID a partir dos significados e sentidos produzidos sobre ser professor supervisor. De modo mais específico buscou-se: discutir os significados que ser professor supervisor assume na proposta do PIBID, considerando seu marco legal; identificar os sentidos que os professores supervisores produzem sobre as possibilidades formativas vivenciadas no PIBID; conhecer como cada professor tem contribuído como coformador a partir de sua experiência pessoal e profissional; compreender os sentidos que o professor da Educação Básica atribui a sua participação como professor supervisor e como esta repercute no modo de exercer a docência; conhecer como o professor da Educação Básica se define em sua trajetória profissional antes e depois do PIBID. Com suporte teórico metodológico no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Sócio-Histórica, o estudo concebe o homem se constituindo na dialética das transformações históricas, sociais e culturais e a identidade a partir do sintagma identidade-metamorfose-emancipação, conforme Ciampa (2000). A pesquisa, de natureza qualitativa buscou conhecer os movimentos identitários de quatro professoras supervisores do PIBID Pedagogia UECE, com apoio nas narrativas de história de vida, por meio de entrevistas de história de vida e do círculo narrativo de história de vida. Os núcleos de significação (AGUIAR, 2006; AGUIAR e OZELLA, 2013) apoiaram a análise das informações produzidas, resultando na construção de cinco núcleos de significação. O primeiro revela elementos dos contextos socioeconômicos e das relações familiares que mediaram a constituição subjetiva das professoras; o segundo evidencia como as participantes foram se constituindo docentes com base nas suas experiências formativas. No núcleo seguinte, desvela-se de que modo o exercício na função e os desafios vivenciados na profissão foram constituindo as professores que são hoje. O quarto núcleo explicita como as participantes vêm significando docência e se reconhecendo a partir de suas participações no PIBID. O último núcleo evidencia os planos e perspectivas das professoras. A análise
explicitou que as professoras identificam o PIBID como importante programa formativo, possibilitando mudanças no modo como se reconhecem e novas significações sobre a profissão, indicando que o fazer, o sentir e o agir das professoras vêm se transformando numa perspectiva de autonomia, alteridade e emancipação. A pesquisa traz indicativos daquilo que precisa ser pensado em termos de investimentos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento profissional docente, podendo subsidiar outros estudos na área, bem como apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que considerem a dimensão subjetiva do trabalho docente.
Palavras-chave: Identidade. Formação Docente. PIBID. Significados e Sentidos. Núcleos de Significação.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …