Breaking News

PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES INICIANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EGRESSOS DO PIBID

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Formação de Professores.
Orientadora: Prof.ª Dra. Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
Este é um estudo sobre professores iniciantes. A investigação assume como objetivo geral analisar as práticas de ensino de professores iniciantes de Ciências Biológicas egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e sua relação com a formação inicial e a participação na iniciação a docência. Sua problemática está consubstanciada nas seguintes preocupações: Como ensinam professores iniciantes de Biologia egressos do PIBID? Que desafios encontram para ensinar e como os enfrenta no dia a dia de sua atuação profissional? Que apoio encontra na escola? Participar do PIBID trouxe algum diferencial para sua atuação em sala de aula? Que elementos de interface percebem entre sua formação inicial, a experiência no PIBID e sua atuação profissional? Com base nesses questionamentos desenvolvemos uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, a fim de construir estudos de casos sobre a prática de professores iniciantes egressos do PIBID. Os procedimentos de produção de dados utilizados foram a observação de sala de aula com apoio de um diário de campo e a entrevista individual semiestruturada. A análise dos dados apoiou-se na análise temática qualitativa baseando-se em três categorias: Formação inicial, inserção na docência e prática de ensino. O referencial teórico conta com as formulações de Garcia (1999, 2009 e 2010) e Huberman (2007) sobre desenvolvimento profissional e inserção docente; de Nono e Mizukami, (2006), Giovanni e Guarnieri (2014) e de André (2012 e 2013) para tratar sobre professores iniciantes; e de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Carvalho e Gil-Pérez (2009), Cachapuz et al. (2011) e Cunha e Krasilchik (2000) acerca da formação e prática de ensino do professor na área de Ciências Naturais. A análise confirma os primeiros anos de docência como fase singular no processo de desenvolvimento profissional do professor, uma fase de intensas aprendizagens e de questionamentos quanto à permanência na profissão. A aproximação aos dois professores iniciantes de Ciências Biológicas egressos do PIBID permitiu constatar que a prática de ensino desses profissionais está muito vinculada as condições de trabalho em que estão inseridos, e que a falta de apoio e a indisciplina são os maiores desafios enfrentados na inserção. No primeiro caso, mesmo enfrentando dificuldades, o iniciante vem se constituindo como profissional da educação, e embora não reconheça o PIBID como relevante em sua inserção na profissão e em sua prática de ensino, é notório que o choque de realidade que sentiu com a experiência no programa tem ajudado a superar os desafios do seu cotidiano de trabalho na escola pública com mais serenidade e maturidade. No segundo caso, os problemas vividos durante a inserção na profissão são mais evidentes e, embora a professora tenha uma ótima formação, a indisciplina
e a falta de apoio pedagógico na escola não colaboram para qualificar sua prática de ensino, que tem assumido feição tradicional, memorística e expositiva e, por conseguinte, contribuído para que a professora não consiga estabelecer relação entre a prática que exerce e sua diversificada formação. Os dados mostram que, mesmo tendo toda uma história de formação rica, diversificada, diferenciada e voltada para a docência, os dois professores em foco nesse estudo vivenciam angústias, incertezas e inseguranças peculiares àqueles que iniciam na profissão, embora demonstrem mais resiliência diante de tais adversidades. Registram que precisam de apoio nessa fase da carreira, sobretudo no que concerne a aquisição de saberes da formação profissional, uma vez que as preocupações pedagógicas são as que mais os tensionam. Os achados da pesquisa, grosso modo, reforçam a necessidade urgente do delineamento de uma política por parte dos órgãos públicos educacionais voltado para esse segmento profissional.
Palavras-chave: Professores iniciantes. Prática de ensino. PIBID Biologia.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …