PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID EM AÇÃO: APROXIMAÇÕES À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.
Área de concentração: Formação de Professores
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Isabel Maria Sabino de Farias

RESUMO:
A presente dissertação, intitulada ‘Professores iniciantes egressos do PIBID em ação: aproximações à sua prática profissional’, teve como propósito compreender como professores iniciantes egressos do PIBID estão constituindo sua profissionalidade. De modo específico, buscou: conhecer a perspectiva do professor iniciante egresso do PIBID acerca da sua atuação profissional; identificar a relação que o professor iniciante estabelece entre a experiência formativa no PIBID Pedagogia e a prática profissional nos primeiros anos de ensino na escola pública; e, caracterizar as experiências significativas vivenciadas no início da docência que consideram importante para o aprendizado profissional. O pano de fundo da pesquisa é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, implementado no Brasil em 2007. Sabe-se que a inserção profissional é um período complexo e delicado na vida de qualquer profissional, especificamente na área da educação e, em especial, para o professor iniciante no ambiente plurifacetado que é a escola. Os primeiros anos do ensino são marcados
por sentimentos de medo e insegurança. O estudo parte da percepção de que a participação em programas de iniciação à docência proporciona vivências com o trabalho docente na escola que contribuem positivamente para a aprendizagem da docência e o desenvolvimento da profissionalidade do professor iniciante. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa,
com dados coletados por meio de grupo focal e narrativas escritas com sete professores iniciantes, egressos do PIBID de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará – UECE que
atuam na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. A fundamentação teórica apóia-se em autores como Garcia (1999), Huberman (1995), Contreras (2012), Vaillant e Marcelo (2012), Nóvoa (1999, 2009 e 2012), Gonçalves (1995), Cavaco (1999), Nono (2011), entre outros, e permitiu conhecer as diversas nuanças que permeiam o início da docência e o desenvolvimento da profissionalidade de professores no começo da atuação profissional. Para identificação dos participantes foi utilizado questionário online. A análise dos dados baseou se em quatro categorias temáticas pré-definidas: ser um professor iniciante; atuação profissional; a relação entre a experiência vivida no PIBID e a prática profissional; e as experiências significativas para a aprendizagem da docência. Os dados revelaram que ser professor iniciante é uma fase difícil, mesmo para um professor iniciante que participou de um programa de iniciação à docência, e que a atuação profissional é pautada no enfrentamento de desafios. Constatou-se que a participação no PIBID é um diferencial na vida dos graduados participantes deste estudo, visto que oportunizou uma aproximação ao contexto escolar e que este programa de iniciação a docência se sobrepôs à formação inicial no que diz respeito à preparação do profissional para atuação como docente. As experiências significativas para o aprendizado profissional desses iniciantes relacionaram-se, prioritariamente, as vivências oferecidas pelo PIBID.
Palavras-chave: Professores iniciantes. PIBID. Profissionalidade. Prática profissional.

About Educas UECE

Check Also

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Dissertação de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual …