Por:Havenna Lima Madeira, Mayara Hemellyn Lopes Mendes e Lidiane Sousa Lima
Resumo :O texto apresenta análise sobre a integração ensino e pesquisa na formação inicial de professores em nível superior. Propõe-se a explicitar o tratamento dispensado a pesquisa no currículo dos cursos de licenciatura em Matemática e Física, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais nessas áreas e o Projeto Político Pedagógico desses dois cursos em uma universidade pública estadual cearense. A iniciativa, desdobramento de investigação mais ampla apoiada pelo CNPQ, foi desenvolvida com base no exame documental de cunho qualitativo. A análise evidenciou elementos favoráveis a integração da pesquisa nos cursos de Física e Matemática, pois ambos os cursos enfatizam a elaboração de monografia, bem como atividades de iniciação científica. Também foi possível perceber que esses cursos ainda tendem a enfatizar a pesquisa na formação do bacharel em detrimento do licenciado, da formação para a docência, perspectiva que assinala o longo caminho que há por recorrer no reconhecimento do docente como produtor de conhecimento.