Por: Pedro Mansueto Melo de Souza, Camila Almada Nunes e Rafael Sousa Ferreira
Resumo: O presente trabalho buscou conhecer o perfil dos docentes dos cursos da área da saúde, em especial a relação destes docentes com a pesquisa científica. Através do entendimento da pesquisa como princípio educativo, buscou-se descobrir se estes docentes vivenciam a pesquisa em suas atividades acadêmicas e se transmitem essa vivência aos seus alunos, proporcionando-lhes uma formação diferenciada. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa, e caracterizada como um estudo de caso, tomando como “exemplo” os colegiados dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade cearense. Através da aplicação de um questionário, buscou-se conhecer o perfil pessoal e profissional dos docentes e caracterizar sua atuação em pesquisa através das seguintes atividades: participar de grupos de pesquisa; participar de projetos de pesquisa; orientar bolsistas de iniciação científica; e lecionar disciplinas de pesquisa. Concluímos que existe um corpo docente qualificado e que vivencia a pesquisa em suas atividades acadêmicas, mas que não representam a totalidade dos colegiados destes referidos cursos. Vimos que também há discrepâncias entre os diferentes cursos, sendo a atuação em pesquisa menor nos cursos de Nutrição e no ciclo profissional do curso de Medicina, podendo haver relação entre essa deficiência e a elevada proporção de professores substitutos e sem dedicação exclusiva à universidade.