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A formação e prática docente entre a técnica, reflexão e criticidade

Monografia  apresentada para obtenção do grau de especialista de Germana Castro Barbosa
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a prática docente, enfatizando os desafios e local de trabalho do professor, tendo, como questão central, as definições de modelos de professor competente, técnico ou perito, reflexivo e intelectual crítico ou crítico-reflexivo, o ambiente escolar, com sua função social e principais características. É um estudo bibliográfico com base em autores que contemplam as categorias: modelo competente (Perrenoud, Contreras, Saviane), o modelo reflexivo (Pimenta, Alarcão e Contreras) e modelo crítico – reflexivo (Contreras). Para o trabalho de formação acadêmica ressaltaremos Moraes. Como referencial metodológico, desenvolvemos pesquisa de campo, em duas Escolas Municipais Públicas de Fortaleza e, como instrumento de coleta de dados, aplicamos oito entrevistas com professores com formação superior em Pedagogia. Na entrevista, são abordadas questões sobre a formação acadêmica, modelos de professores e Escolas Municipais. Há desejo de que os professores tenham oportunidade de transformação, nos aspectos educacional e político, e a possibilidade de firmação diante de uma proposta de modelo docente. O compromisso do educador com a educação torna-o sujeito às situações diversas, seu papel tem bastante relevância na organização educacional, na gestão escolar e em situações de aprendizagem.
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