Isabel Maria Sabino de Farias
CED/MAE/UECE
CNPq
O professor encontra-se hoje numa encruzilhada: mudar, melhorar, produzir uma nova referência de “profissionalidade” em contextos cada vez mais diversificados, urgentes e precários. A interrogação sobre como mudar a prática docente está no centro das reflexões do ensaio ora apresentado, o qual parte do argumento de que mudanças no fazer docente requerem novas aprendizagens.
O texto, que integra o painel Percursos e processos de construção da profissionalidade docente em diferentes contextos: analisando contribuições formativas, aborda uma dimensão importante do processo de aprendizagem profissional da docência de professores em exercício: sua relação com os desafios do processo de mudança em um mundo globalizado no qual o econômico emerge como marco referencial das políticas sociais.
A discussão sobre a mudança na prática pedagógica dos professores é especialmente relevante considerando que nos últimos anos o sistema educacional público vem sendo alvo de várias iniciativas governamentais visando à melhoria da qualidade do ensino, as quais incidem diretamente sobre a ação docente. O tema, examinado em três seções, toma como referência a experiência cearense.