Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Educação Área de Concentração: Formação de Professores.
RESUMO:
A presente dissertação, intitulada „Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo com futuros professores de sociologia?, teve como objetivo geral compreender como a experiência formativa do PIBID UECE intervém nos saberes da docência aprendidos pelos licenciandos de Ciências Sociais. De modo específico buscou: refletir sobre os saberes da docência aprendidos na formação inicial de professores e sobre a contribuição da articulação teoria e prática nesse processo; conhecer as estratégias didático-pedagógicas oportunizadas no âmbito do PIBID UECE de Ciências Sociais/Sociologia para os saberes da docência aprendidos, bem como aquelas reconhecidas pelos licenciandos como mais significativas para seu desenvolvimento profissional; identificar as situações de aprendizagens constituídas pelos licenciandos a partir do PIBID em relação aos saberes pedagógicos, curriculares, disciplinares e de experiência; refletir sobre a contribuição do PIBID no processo de identificação profissional dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais. As categorias teóricas que deram suporte a investigação foram: saberes docentes, aprendizagem da docência e articulação entre teoria e prática. A realização da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico no estudo de caso. Nela participaram como sujeitos dois professores e catorze licenciandos, ambos bolsistas do PIBID UECE. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: entrevista e grupo focal. Além desses procedimentos, recorreu-se a análise de documentos. O aporte teórico teve a epistemologia da prática baseada na reflexividade como parâmetro. O estudo parte da percepção que o advento do PIBID tem oportunizado a aprendizagem de vivencias diversificada, favorecendo uma melhor compreensão da articulação entre teoria e prática no processo de formação profissional. Os resultados mostrou que os licenciandos conseguiram vivenciar experiências pedagógicas planejadas e inovadoras, no qual o exercício reflexivo fundamentou-se na realidade da escola e na prática do professor do ensino médio. Foi identificado o desenvolvimento de seis estratégias didático-pedagógicas: inserção do licenciando na escola de ensino médio; organização do grupo de estudo; estudos reflexivos; acompanhamento do professor supervisor; vivências de ministrar aulas pelos licenciandos; realização da pesquisa-ação. Quanto à relação teoria e prática, os licenciandos demonstraram ter compartilhado na elaboração de vários saberes docentes. Verificou-se que os saberes experienciais foram os mais recorrentes quanto se referiam as aprendizagens desenvolvidas. Sobre os processos de identificação profissional, os licenciandos do PIBID UECE de Ciências Sociais mostraram dilemas em seu percurso em pelo menos em três momentos distintos: o primeiro, expresso nas dúvidas quanto seguir ou não a carreira docente, manifestada especialmente quando os mesmos passaram a assumir a regência das classes; o segundo ocorreu por ocasião em que os próprios licenciandos chamaram de “choque de realidade”; o terceiro, quando da aceitação de que ensinar é uma prática complexa. Mostrou também que o PIBID UECE abriu um maior espaço para a lógica da formação profissional sem diminuir a importância dos conteúdos manifestados nos saberes disciplinares. Concluiu-se que o Subprojeto de Ciências Sociais/Sociologia do PIBID UECE oportunizou a aprendizagem de saberes da docência pelos licenciandos, mas assim como em outros assuntos, cada um retirou das experiências oportunizadas o que lhes foi mais conveniente e mais significativo. Palavras chave: PIBID UECE; Saberes docentes; Formação de Professores; Ensino de Sociologia.