SABERES DOCENTES DE INSTRUTORES MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL E CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO

Dissertação de Mestrado em Educação
apresentada ao Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade
Estadual do Ceará como exigência parcial
para obtenção do título de Mestre em
Educação.
Linha de Pesquisa: Formação e
Desenvolvimento Profissional em Educação.
Núcleo: Desenvolvimento Docente, Currículo
e Inovação.
Orientadora: Profa. Dra. Silvina Pimentel
Silva.

RESUMO:
Este estudo discute sobre os saberes docentes mobilizados por instrutores em sua prática
pedagógica em cursos da formação inicial e continuada, a partir de um estudo de caso
numa instituição de educação profissional localizada no Município de Fortaleza/CE com
delimitação na contratação específica para a atuação em cursos de capacitação. Teve como
objetivo maior analisar que saberes docentes os instrutores mobilizam para exercer suas
funções de professor nestes cursos. Para atingir tal proposição buscou-se identificar o perfil
profissional exigido dos instrutores que estão atuando no campo da docência para a
Educação Profissional, no âmbito da Formação Inicial e Continuada; compreender que
saberes foram utilizados pelos instrutores oriundos da sua formação inicial, no cotidiano da
prática docente desenvolvida no lócus investigado; bem como verificar se houve
preocupação advinda da instituição e dos profissionais envolvidos na instrutoria com a
qualificação pedagógica, para atuar nesse campo especifico da docência. A pesquisa é de
natureza descritiva, com abordagem qualitativa, e fundamentada em revisão bibliográfica e
estudo de caso único. Utilizou-se como método de pesquisa o cruzamento de dados da
entrevista semiestruturada, dos documentos referentes ao Projeto Político Pedagógico,
Regimento Escolar da referida instituição, das legislações que versam sobre o contexto da
Educação Profissional no Brasil. A amostra dos sujeitos para compor o quadro dos
participantes da investigação prescindiu dos seguintes critérios: terem sido contratados
formalmente pela referida instituição para desenvolver atividades docentes no período de
Janeiro a Dezembro de 2011; terem sido contratados para ministrar cursos de Formação
Inicial e Continuada nos cursos de capacitação; estarem atuando em sala de aula nos
cursos previstas na contratação inicial; e, terem disponibilidade, aceitando participar da
pesquisa. Como recurso auxiliar, na análise de dados, fez-se uso da tecnologia, utilizando
os programas do pacote Office para ajudar no tratamento das informações, na apresentação
dos resultados e no gerenciamento dos achados coletados na pesquisa. Foram identificadas
duas categorias: perfil profissional e qualificação profissional que, por sua vez, deram
origem a subcategorias: Experiência Docente; Docência e Educação Profissional; Formação
pedagógica; Planejamento; Saberes docentes e prática pedagógica; Formação inicial e
continuada; Experiências formativas. Fundamentação teórica em Tardif (2010), Pimenta
(2012), Franco (2012), Nóvoa (1992), Manfredi, (2002), Imbernón (2010), Bonamino (1999),
Kuenzer (1999), Franco (2012), Freitas e Biccas (2009), Mury (2011), Paschoalino (2010),
Borges (2010), Almeida e Biajone (2005), Papi (2005), Negrini (2008), Coelho (2006),
Pereira (2009), Gomes (2004), Melo e Domingues (2004), Camargo (2008), Forster e Antich
(2009), Lima (2011), Soares (2006), Soares (2007), Nunes (2007), Firmino e Cunha (2005),
Pires (2008), entre outros. Os resultados apontam que, tanto na perspectiva dos instrutores
quanto da instituição, há um movimento de reconhecimento e valorização quanto à
necessidade de se ter ou desenvolver qualificação no âmbito pedagógico, para atuar em
sala de aula, o que vem a reforçar o posicionamento inicial desta pesquisadora, quanto à
necessidade das entidades governamentais do Brasil construírem Políticas de Formação
Inicial e Continuada de professores para a Educação Profissional, visto que a legislação
vigente não contempla as todas vertentes dessa modalidade de ensino.
Palavras-Chave: Formação de Professores. Saberes Docentes. Educação Profissional.

About Educas UECE

Check Also

O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID: O QUE PENSA, FAZ E APRENDE SOBRE A PROFISSÃO?

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação …