PROFESSORES QUE ENSINAM COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM
ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO
Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado
Acadêmico em Educação do Programa de Pós-
Graduação em Educação do Centro de
Educação da Universidade Estadual do Ceará,
como requisito parcial para a obtenção do
título de mestre em educação. Área de
concentração: Formação de professores
Orientação: Prof.ª Dr.ª Silvina Pimentel Silva
RESUMO:
O estudo discute questões que envolvem o ensino com pesquisa na educação básica,
precisamente na escola de ensino médio. Com as descobertas decorrentes desta investigação
pretendemos alimentar as reflexões e debates sobre a importância da pesquisa como pilastra
de uma formação que rompe com o reprodutivismo, com a racionalidade técnica. Embasados
por essa compreensão, questionamos: Quais as experiências e/ou formação em pesquisa têm
os professores da educação básica? Como essas experiências contribuem para a sua atuação
docente? Que aprendizagens e como os professores percebem nos alunos que vivenciam o
processo de ensino-aprendizagem a partir da pesquisa? Quais as principais dificuldades
encontradas para integrar ensino e pesquisa no contexto escolar? A partir desses
questionamentos formulamos nosso objetivo geral de analisar as contribuições das atividades
de pesquisas realizadas no contexto da escola para aprendizagem dos alunos do ensino médio.
Para alcançar esse objetivo, elaboramos alguns objetivos específicos: conhecer as
experiências e/ou formação em pesquisa que têm os professores do ensino médio; analisar
como as experiências com pesquisa contribuem para a sua atuação docente; compreender
como os professores percebem as aprendizagens dos alunos que vivenciam a pesquisa na
escola; identificar e refletir sobre as principais dificuldades encontradas para integrar ensino e
pesquisa no contexto escolar. Utilizamos como método o Estudo de Caso, tendo como suporte
para a coleta de dados a aplicação de questionário e entrevista. Nosso campo de pesquisa
foram duas escolas do ensino médio cearense, localizadas nos munícipios de Fortaleza e
Maracanaú. Os sujeitos foram sete professores que lecionam nas respectivas escolas. Nos
achados identificamos que os professores que tiveram ou estão tendo algum tipo de
participação em pesquisa. Foram unânimes em reconhecer que tenham participado e
desenvolvido pesquisas dentro da escola em que atuam, seja em projeto próprios da escola,
como os seminário e feiras, em pesquisas articulada com a universidade ou em seus projetos autorais. Na maioria é possível aquilatar que a participação em pesquisa contribuiu para melhorar sua prática profissional, despertando o interesse pela docência, ampliando os conhecimentos e habilidades necessárias à atividade de ensinar e refletir sobre a prática.
Identificamos como desafios o tempo letivo, a organização curricular, a relação com os
alunos, além de aspectos estruturais e matérias. Destacamos ainda a percepção dos professores de que essas ações são potencializadoras da aprendizagem discentes em atitudes procedimentais e cognitivas, principalmente porque o trabalho com pesquisa confere significado às práticas escolares e promove a aprendizagem. Identificamos, que a pesquisa contribui para o desenvolvimento de uma atitude crítica e curiosa na análise do mundo e das relações sociais.
Palavras-chave: Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Ensino médio.