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Organização Mundial e Educação: reformas e políticas mineralizando as escolas e seus reflexos no trabalho docente

Jeannette F. P. Ramos
Maria Gláucia M. T. Albuquerque
Resumo

Este artigo tem como objeto deste estudo as repercussões das políticas e reformas educativas planetrizadas no trabalho docente e na escola, através da organização escolar e do trabalho. Refletir sobre o modo como as escolas estão organizadas é fundamental, pois esta reflete determinada concepção teórica, ao mesmo tempo, que mantém relação direta com a transformação da escola e do trabalho docente. Para tanto, revisitamos a literatura pertinente às categorias trabalho docente (SAVIANI, 2005b), organização escolar e trabalho escolar (OLIVEIRA, 2002) e desenvolvemos uma pesquisa de campo por amostragem no município de Fortaleza e identificamos uma escola da Regional I para estudo de caso, aqui denominada Alfa. Foram feitos 30 questionários e três entrevistas semi estruturadas como instrumento de coleta de dados. Concluímos que os fenômenos multifacetados e interligados da globalização e planetarização têm interferido na construção da autonomia da escola, mineralizando-as, e refletido na precarização das condições do trabalho docente. Entretanto, há paradoxos e contradições e a escola Alfa se constitui como exemplo de resistência, pois tem conseguido pensar sobre si mesma em sua relação com a comunidade, ousando construir um projeto de escola que reflete as (novas) utopias.

Palavras-chave: Trabalho docente, organização da escola e do trabalho na escola.

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