Modos de Ser Professor – pelos labirintos da docência no Ceará

Equipe de Trabalho:
Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (Coordenadora)
Clarice Santiago Silveira (Bolsista PIBIC/CNPQ)
Caroline Teixeira Borges (Bolsista FUNCAP)
Resumo
A proposta de pesquisa é encaminhada pela líder do grupo “Educação, Cultura Escolar e Sociedade” (EDUCAS), equipe cadastrada no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem como objetivo investigar os elementos identitários constitutivos da docência como atividade profissional no Estado. A iniciativa, desdobramento de outras incursões sobre política educacional e o ser professor, retoma os relatos ainda não explorados da investigação “Ofício de Professor no Ceará: lembranças de vida” (CNPq Edital Universal/2002). Ao mesmo tempo, se apóia nas constatações da pesquisaProfissão Professor – políticas e memórias” (coordenada pela proponente – CNPq Edital Universal 19/2004) que destacam o processo de construção da identidade docente como produto de um espaço-tempo vivido e, por conseguinte, como elemento central à compreensão da profissionalização da docência. A problemática da pesquisa caracteriza-se pela análise dos elementos identitários constitutivos da docência como atividade profissional no Ceará. Questiona-se: quais as marcas constituidoras da docência dos professores cearenses pesquisados, que identidade profissional suas trajetórias vêm produzindo e quais seus significados? O estudo recorre a história de vida. Esta estratégia de pesquisa pressupõe o reconhecimento do individual como produto de uma construção social. Trata-se de uma alternativa metodológica fértil à compreensão da sociedade por meio do olhar dos indivíduos que nela vivem. A história de vida permite investigar o professor a partir das referências e circunstâncias de sua trajetória; dos modelos rejeitados ou incorporados na, e para além do local de trabalho. A iniciativa envolve 28 professores distribuídos em 05 municípios localizados no interior do Estado.

About educas

Check Also

OBSERVATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

O Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação …