Por:Jeannette F. P. Ramos, Samara Almeida Chaves e José Gilberto Biserra Maia
Resumo: Este artigo analisa a categoria trabalho e as transformações no mundo do trabalho. Em seguida restabelece o conceito de trabalho alienado, objetivando relacionar este com o labor docente. Neste sentido, revisitou-se a literatura pertinente às categorias trabalho (MARX, 1964, ANTUNES, 1999, 2000, LESSA, 1997a, 1997b), trabalho alienado (MARX, 1964, LESSA, 1997, ANTUNES, 1999, 2000) e trabalho docente (SAVIANI, 2005). Como referencial metodológico, esta pesquisa é bibliográfica. Os trabalhadores docentes estão inseridos no sistema educacional que reflete a organização do modo de produção capitalista e tende à perpetuação da dicotomia entre os que pensam e executam. Em conseqüência da perda da autonomia, muitos trabalhadores não se reconhecem como gênero humano, pois sua atividade é um simples meio para garantir a sobrevivência física. Evidenciam-se, as quatro etapas do trabalho alienado na realidade do professor, e espera-se contribuir para a sistematização da categoria trabalho docente alienado, na reconstituição de uma nova sociabilidade pautada na recuperação da dignidade humana, portanto, desalienada.